50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Do Cávado ao Ave

PINHEIRO

Obras na igreja

          

Está em curso a obra de restauro do altar-mor, que começava a dar indícios de ataque das termitas a esta obra de talha dourada do estilo barroco, uma das cinco mais ricas do arciprestado de Vieira do Minho, cuja intervenção de fundo tem perto de 60 anos por iniciativa do inesquecível pároco P.e José Mota.
Há cerca de 30 anos, foi detectada uma coluna atacada de novo por este insecto destruidor, tendo logo sido reparado, para não se espalhar ao resto do altar. Vemos com agrado assim o restauro do tecto da capela-mor, cujos 12 painéis com pinturas do pinheirense Francisco José de Miranda, em que sobressaem as figuras dos 4 evangelistas «Marcos, Mateus Lucas e João» representam obra de inestimável valor histórico que se passasse pela cabeça de alguém destruir como já aconteceu noutras igrejas do concelho, seria por nós considerado um crime de lesa património, tal como substituir qualquer utensílio antigo que têm todos eles uma história e que devem sempre ser restaurados mas nunca substituídos.


Esta obra é custeada pelo senhor Armando Pereira, esse grande vieirense co-empresário das telecomunicações a quem Pinheiro ficará eternamente grato como grato tem de ficar ao senho ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário