Editorial

O silêncio e as notícias falsas

          

O silêncio, por vezes quase total, da grande maioria dos meios de comunicação social, sobre eventos e manifestações de âmbito nacional, que movimentam milhares de pessoas, leva-nos a reflectir sobre algumas questões relacionadas com a comunicação social, nomeadamente a verdade da comunicação, as notícias falsas e o silêncio “agendado”.
O tema não é novo, tem sido questionado nos último tempos, e a própria Igreja, em diversas mensagens dos Papas para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, tem manifestado o seu alerta e preocupação. A mensagem já publicada, do Papa Francisco para o dia das comunicações sociais de 2018, aborda a mesma temática, fundamentada nas chamadas “fake news”, as falsas notícias, construídas em ordem a criar nos jornais o tempo da “pós-verdade”.


Trata-se de um fenómeno político, tendente a criar um mundo virtual cada vez mais distante da realidade. No tempo da pós-verdade o que menos interessa é a notícia em si mesma, base ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado com o seu login e password!
Clique para escolher uma assinatura; ou no caso de já ter uma assinatura por favor autentique-se com o seu login e password.


Comentários

Comentar esta notícia

Nome

Email

Comentário


Verificação de palavras
Escreva os caracteres que vê abaixo
PZOFD


    

Ainda ninguém comentou esta notícia!