50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

Procissão de Nossa Senhora da «burrinha»

Pré-história do Mistério Pascal

          
Procissão de Nossa Senhora da «burrinha»

A cidade de Braga vai voltar a parar para ver o cortejo bíblico “Vós sereis o meu povo” e popularmente conhecido por Procissão de Nossa Senhora da «burrinha» que sairá da igreja de S. Victor (Braga) às 21,30h de Quarta-feira Santa,12 de Abril.
Organizado, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, este eloquente cortejo, que envolve cerca de um milhar de figurantes, apresenta a pré-história do Mistério Pascal de Jesus que a Igreja celebra nos dias seguintes.
Desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas, pela escravidão no Egipto e gesta libertadora de Moisés (prefiguração de Cristo), até à infância de Jesus, incluindo a sua fuga para aquele país com José e Maria com o Menino montada numa burrinha, desfilam, em sucessão cronológica e em verdadeira catequese viva, profetas, reis, figuras eminentes, símbolos e quadros bíblicos do Antigo Testamento. No essencial, assim é figurada a Aliança de Deus com o seu povo - «Vós sereis o meu povo» - e prefigurada a Nova Aliança que será selada com o sangue de Cristo.


O itinerário da procissão: que segue o caminho dos «Passos» ou «Calvários»: igreja de S. Victor > Largo da Senhora-a-Branca > Avenida Central (lado norte) > Largo de S. Francisco > ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário