50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Boas ou más notícias

          
51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais

No exercício jornalístico não há “boas e más notícias”, mas sim notícias “bem ou mal redigidas”. Para o ex-jornalista da SIC, Joaquim Franco, a qualificação da notícia de “boa ou má” depende do leitor, ouvinte ou espectador e não do facto narrado pelo jornalista. A classificação de boa ou má notícia ficará para a interpretação do espectador ou do leitor. É nessa perspectiva que digo que não há boas ou más notícias. Mas isto não retira em nada a minha capacidade de entender o que dizia o Papa. O enquadramento antropológico e cultural em que se posiciona o jornalista limita o próprio ângulo de visão do jornalista.
A reflexão foi feita numa tertúlia sobre “Fé, Religião e Jornalismo: um caminho comum” que teve lugar no Hotel Parque do Bom Jesus a 22 de Maio, destinada a reflectir a mensagem do Papa para o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado a 28 de Maio, sobre o tema «Não tenhas medo, que Eu estou contigo Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo». (Is. 43,5)


A tertúlia teve duas dezenas de jornalistas e foi moderada por Flávia Barbosa, coordenadora do Departamento de Comunicação da Diocese, responsável do evento.
Os jornalistas Joa ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário