50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

Arquidiocese de Braga com 4 neo-sacerdotes

Arcebispo recomenda uma pastoral “agrícola” e não “industrial”

          
<u>Arquidiocese de Braga com 4 neo-sacerdotes</u>

D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, ordenou quatro novos sacerdotes, no passado dia 20, perante uma assembleia de fiéis reunida na cripta da Basílica de Nossa Senhora do Sameiro.
Na homilia, o Arcebispo referiu que os sacerdotes não podem assumir uma atitude “meramente profissional”, mas devem ser “verdadeiramente sacerdotes” na “fidelidade a Cristo”, a única que pode revelar “a verdadeira identidade sacerdotal”.
Para o arcebispo primaz de Braga, herdeiro do pálio do seu predecessor, Beato Frei Bartolomeu dos Mártires, as ordenações sacerdotais de Adão Ricardo, José Pedro, Nuno Jorge e Rui Manuel constituíram “um dia de grande júbilo para a Arquidiocese”. “É maravilhosa a nossa vocação só que implica atitudes muito concretas através dum estilo de vida exigente e coerente”, revelou D. Jorge Ortiga que pediu aos padres da Arquidiocese de Braga que vivam e hajam como se fossem o próprio Cristo porque “só a fidelidade a esta verdadeira identidade” os tornam felizes.
O actual arcebispo de Braga recorrendo às parábolas bíblicas da semente e do semeador, do trigo e do joio, e ainda à vida e obra de D. Frei Bartolomeu, no seu livro “Estímulo dos Pastores”, sublinhou: “O nosso coração deve procurar imitar o dos pastores da terra, os quais passam muitas vezes em claro as noites de inverno, ao frio e à chuva, só para que uma ovelha, talvez pouco útil, não se perca.” E recomendando aquilo a que chama “uma pastoral agrícola e não pastoral”, D. Jorge apontou o “defeito muito grande do clero, talvez fruto da forte industrialização desta zona minhota, muitas vezes a nossa mentalidade formata-se numa pedagogia industrial, assente num binómio sequencial de ‘produção‘– facturação, enquanto que as parábolas do evangelho apontam para outra pedagogia: a pedagogia agrícola, assente na consequência temporal de semear, regar, podar, deixar crescer e só depois colher os frutos”, recomendou D. Jorge.
Para além de –“mais de um milhar de fiéis” e inúmeros sacerdotes, segundo o site da arquidiocese de Braga, também estiveram presentes, nas ordenações sacerdotais, o novo bispo auxiliar D. Francisco Senra Coelho, o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e o bispo das Forças Armadas e Segurança, D. Manuel Linda.


Para o arcebispo primaz de Braga, herdeiro do pálio do seu predecessor, Beato Frei Bartolomeu dos Mártires, as ordenações sacerdotais de Adão Ricardo, José Pedro, Nuno Jorge e Rui ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário