50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

BICADAS DO MEU APARO

As dúvidas do futuro

          

Completaram-se dois anos da tomada de posse como presidente da República, de Marcelo Rebelo de Sousa. Quem esteve atento ao seu (então) discurso de posse, recordará que pedia “redescobrir diálogos; recriar convergências; refazer entendimentos; reforçar a coesão nacional; conciliar crescimento, emprego, justiça social, viabilidades financeiras”, etc.
O presidente Marcelo sabia que tinha pela frente um primeiro-ministro que rompeu com a tradição democrática, isto é, não olhou a meios para ser líder de um Governo não eleito através do voto, mas fazendo “a golpada de uma maioria parlamentar” com os partidos da extrema-esquerda, marimbando-se para os resultados finais das eleições legislativas de 2015. O presidente sabia, que António Costa não era primeiro-ministro com programa próprio do PS, mas com uma mistura de ideologias pró-comunistas, que o empurravam para o despesismo. O presidente sabia que com a Geringonça, as dificuldades para fazer reformas surgiriam, dinheiro para as fazer não tinha e pedir dinheiro emprestado não era solução. O presidente sabia que as gorduras do Estado não seriam resolvidas e que os graves problemas de financiamento nas áreas da saúde e da segurança social, só por milagre se atenuavam.


Assim, o presidente confirmou que quer os comunistas quer os bloquistas, eram actores-políticos, actuando nos palcos da social-democracia e da democracia-cristã. Isto é, “abdicaram ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário