50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Região

99º Aniversário da batalha de La Lys

          
99º Aniversário da batalha de La Lys

O Município de Vieira do Minho e o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes comemoraram no passado dia 11 de Abril, o Dia do Combatente e o 99º aniversário da Batalha de La Lys. Foram poucos os vieirenses que se associaram às cerimónias que começaram na igreja Paroquial com uma missa de sufrágio pelos combatentes falecidos, concelebrada pelos padres Nuno Campos e Albino Carneiro e animada pelo Coro da Universidade Senior de Vieira do Minho.
Na homilia e junto ao Monumento aos Combatentes, onde foi depositada uma coroa de flores, o sacerdote Nuno Campos lembrou que uma sociedade sem princípios, sem valores, perde a sua identidade, então “cabe-nos a nós não deixar cair no esquecimento acontecimentos históricos, como foi o caso da batalha de La Lys”. Ao fazer memória daqueles que morreram nesta batalha, a 9 de Abril de 1918 (os portugueses perderam metade das suas forças, registaram-se 1300 mortos, 4600 feridos, 2000 desaparecidos e mais de 7000 prisioneiros. Foi a maior derrota de um exército português em batalha, desde Alcácer-Quibir, em 1578), e outros que estiveram ao serviço da Pátria, recordou também aqueles que “hoje estão vivos e pela graça de Deus voltaram às suas famílias, às suas casas”.


Na Praça do Município, com uma companhia do exército de Cavalaria 6 de Braga, do coronel Luís Salgado, da presidente da Assembleia Municipal, Neli Pereira, da presidente em exercíc ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário


    

"Foram poucos os vieirenses que se associaram às cerimónias..." Desculpem a minha ignorância. Houve divulgação adequada do evento? Como Militar do Exército na situação de Reserva, orgulhar-me-ia de estar presente em tão nobre e emblemática Cerimónia Militar. Bem hajam!
[email protected]
António Daniel Esteves Martins
2017-04-29