50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Reportagem

Monumento à Senhora de Fátima em Riolongo

          
Monumento à Senhora de Fátima em Riolongo

O turístico lugar de Riolongo, nas margens da albufeira do Ermal, registou em 15 de Agosto a maior enchente de que há memória para participar na bênção e inauguração do monumento a Nossa Senhora de Fátima. Quando dizemos o lugar de Riolongo entendemos tanto a frente Nascente como a Poente, porque todos os habitantes, relativamente poucos em relação aos grandes agregados populacionais, se empenharam para que o evento resultasse em verdadeira festa.
Bem cedo os organizadores meteram mãos à obra colocando flores junto da imagem da Senhora, estendendo cordas por cima da estrada e fazendo o tapete pela subida da barragem, antigo acesso ao barco que ligava as duas margens. A festa começou com a saída da imagem de S. Pedro da sua capela do antigo e único lugar de Riolongo, hoje Riolongo Nascente, fazendo-se a travessia numa segura e ornamentada jangada até à parte Poente (Riolongo Poente) onde era aguardada pelos escuteiros de Guilhofrei, alguns vereadores da Câmara de Vieira do Minho, representantes da Junta de Mosteiro e Guilhofrei e grande número de pessoas, vindas destas duas freguesias e doutras localidades.


Procedeu à bênção o pároco de Guilhofrei, Pe. Alcino Xavier, que a propósito do local escolhido, referiu: “Em boa hora resolveu, a população deste pequeno mas brioso lugar de Riol ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário