50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Desporto

D. Jorge Ortiga apresentou a carta pastoral “Desporto: escola e missão de humanidade”

          
D. Jorge Ortiga apresentou a carta pastoral “Desporto: escola e missão de humanidade”

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, apresentou no dia 19 de Julho no Bar do Es­paço Vita, em Braga, a car­ta pastoral “Desporto: Es­cola e Missão de Huma­ni­dade”.
Na presença de Sameiro Araújo, vereadora do des­por­to, António Salvador, Júlio Mendes, Armando Silva e Antó­nio Campos, respe­cti­­va­­mente presidentes do Bra­­ga, Guima­rães, Aves e Rio Ave, entre outros o bispo lembrou que “o desporto, hoje em dia, tem de ser re­­­valorizado por­que se é in­te­­ressante e se os resultados são também muito inte­ressantes importa que vá rea­­dquirindo verdadeiro sen­­­tido e possa efetiva­men­te ser um meio para a reali­za­ção das pessoas humanas, e também para que as pes­soas sejam efetiva­men­te felizes”, disse D. Jorge Or­­tiga,” perante dirigentes, atle­tas, adeptos, cla­ques e comunicação social.
D. Jorge Ortiga dirigiu-se di­­­retamente aos protagonistas, começando pelos dirigentes e atletas, mas, também, aos adeptos e às cla­ques que “deviam promover o sentido de festa e de alegria e promovem atos de violência e de terror”, lamenta o prelado.
A violência é outra dessa “ano­malias”, aponta D. Jorge que acrescenta “a corrida desenfreada ao dinheiro a desconsideração pelos ou­tros e, por vezes, um certo racismo”, como outros dos males do desporto.


Para o Arcebispo de Bra­ga estas são atitudes que me­­recem a “reflexão” de todos incluindo a comunicação social, a responsável, diz, por “muitos dos problemas” que nas­cem fora do ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário