50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Diversos

Conhecer os sintomas ajuda a tratar o pânico

          

Já alguma vez teve medo ou sentiu que o perigo estava pró­ximo? Certamente que sim, não fosse este um dos instin­tos primários de qualquer ser vivo. No entanto, pode aconte­cer que essas mesmas sensações assumam uma intensida­de fora do comum sem qualquer motivo plausível, ao mesmo tempo que surgem sintomas como respiração ofegante, aumento do ritmo cardíaco, transpiração ou tonturas. Nes­ses casos estamos perante uma situação de pânico.

O que é um ataque de pânico?
Define-se ataque de pânico todo o episódio em que, pe­ran­te um medo intenso e inesperado, o nosso corpo reage com níveis extremos de ansiedade, acompanhados por um con­junto de sintomas físicos similares aos que ocorrem du­ran­te um enfarte agudo do miocárdio. Este tipo de ataques ca­raterizam-se ainda pela inexistência de um perigo que jus­tifique o estado de medo provocado no indivíduo.
Entre os sintomas psicológicos mais comuns estão a an­sie­dade constante e exacerbada, a sensação de perigo, e o medo de morrer. No que concerne aos sinais físicos, pode tes­temunhar-se a existência de dores abdominais e/ou to­rácicas, dificuldade de respiração, ritmo cardíaco acelerado, transpiração, calafrios, tonturas, náuseas, entre outros.
Geralmente estes ataques tendem a surgir cerca de uma a duas vezes no decorrer da vida do indivíduo. Contudo, ca­­so ocorram com frequência, podemos estar perante uma per­turbação de pânico.


Acredita-se que as causas para esta condição possam ter origem em períodos de maior stress, na genética, em al­terações ocorridas em algumas zonas do cérebro, assim co­mo nalgumas ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário