50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Diversos

Olhar o património cultural

          

Na edição de 15 de abril fui particularmente sensibilizada pela notícia na pág. “Do Cávado ao Ave” - “Ceifeiros de Cantelães lançam CD”, o que nos leva a refletir a importância da sua representatividade no panorama do património cultural em que se integram. Sendo uma notícia que em princípio procurará alargar a sua envolvente de vendas, reconheço-lhe uma dimensão sociocultural de elevada grandeza, dando vida a um passado de tradições de que todos nós somos portadores, e que por isso deveremos ajudar a preservar.
Começo pela representação da imagem, composta por diferentes gerações, o que é muito interessante uma vez que ajuda os mais jovens a formar uma consciência cultural desde muito cedo, a que acresce a diversidade de vestuário, que encanta pela sua criatividade e beleza, assim como os apetrechos de trabalho artesanal representativos dos meios que ajudaram os trabalhadores agrícolas no processo laboral, sustentado na força braçal. Situa tempos em que a sobrevivência era difícil passando, essencialmente, por processos criativos de superar a adversidade, conseguido com trabalho árduo e persistente.


Mesmo assim, apesar da escassez de tempo disponível as comunidades sempre procuraram momentos de lazer criando actividades de ocupação e de convívio que as unisse e as compensasse ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário