Diversos

Acampamento do Núcleo de Vieira do Minho (ACANUC)

          
Acampamento do Núcleo de Vieira do Minho (ACANUC)

“TU ÉS ESPERANÇA” foi o mote do Vº Acampamento do Núcleo de Vieira do Minho (ACANUC) do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Escutismo Católico Português, que decorreu em Rio Longo, freguesia do Mosteiro, entre os dias 11 e 14 de Julho, tendo como pano de fundo a bela barragem do Ermal e a sua magnífica e inspiradora paisagem.
Foi a actividade maior, es­cutita, do Núcleo de Vi­eira do Minho, que se realiza de 4 em 4 anos, em que participaram mais de 200 crianças, jovens e adultos, repartidos pelas quatro secções que integram aquele que é o maior movimento escutis­ta Português.
Pretendeu-se, com este Vº ACANUC, viver, com alegria e entusiasmo, o Escu­tismo, seguindo os ensi­na­mentos do nosso fundador, Baden-Powell” –“Deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontrámos”.


O ACANUC, tal como to­do o “movimento escutis­ta” tem co­mo objectivos contribuir para a formação integral dos es­cu­tei­ros, através da vi­vên­cia do Ideal Es­cu­tis­ta, apro­fun­dan­do tam­bém a prática dos va­lo­res es­cu­tis­tas e cristãos através da vi­vên­cia do acam­pa­mento.
Repartidos pelas quatro secções, os “imaginários para as actividades” foram: para os Lobitos - “viver o Ele­­mento Terra”; para os Ex­ploradores - “participar na grande Aventura de Vi­vência o Elemento Ar”; pa­­ra os Pioneiros - o “Elemento Água” e para os Ca­mi­nheiros “procurar descobrir o Elemento Fogo”, fazendo assim a inquestio­nável ligação que temos aos quatro elementos da na­tureza e do planeta Terra (água, fogo, terra e ar), que tanto queremos proteger.
Foi esta a simbologia geral imaginária do ACA­NUC/2019, enlaçada “em pau e corda” em torno do tema “Tu és esperança”, que estas duas centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos viveram nos 4 dias e noites de campo, junto à barragem do Ermal e que ficará como marco histórico do CNE nascido no ar­ciprestado de Vieira do Mi­nho há 53 anos.
2019-07-12


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário