Diversos

Encontro escutista INDABA 2020 em Aveiro

          
Encontro escutista INDABA 2020 em Aveiro

No fim de semana de 29 e 1 de março, os Dirigentes e Candidatos a Dirigentes da Junta de Núcleo de Vieira do Minho do Corpo Nacional de Escutas, fizeram jus à celebre frase do seu fundador Robert Ba­den-Powell: “Os Homens tornam-se Senhores pelo contacto com a natureza”, e rumaram a S. Jacinto - Aveiro, ao Centro Nacional de Formação Ambiental do Corpo Nacional de Escutas para a actividade INDABA 2020.
A palavra INDABA tem origem nas tribos de África do Sul e significa conferência, negócio ou reunião. No escutismo significa encontro de Escuteiros.


O sábado iniciou-se com a visita ao Centro Inter­pre­tativo - Reserva Natural de S. Jacinto, onde os participantes apreciaram o mais bruto e natural da zona, des­­de espécies variadas e únicas de seres vivos. De seguida, e após um almoço partilha decorreram dois Plenários: “O Desenvolvimento Sustentável”, pro­por­cionando o debate e a reflexão, de co­mo está e o que podemos fazer pelo meio ambiente, favorecendo o jogo escutista com os nossos jovens; e “Que es­cutismo que­reis viver?!”, pro­por­­cio­nan­do a todos os pre­sen­tes momentos de recordações antigas, par­tilhas de experiências e a discussão da­qui­lo que cada um mais valoriza no escu­tis­mo.
A Celebração da Palavra, presidida pelo Assistente de Núcleo, Padre Nu­no Campos, sobre a temática “Lanchar com Jesus”, criou um momento de reflexão e encontro com todos, e com o Pai, que é o Guia de todos os pas­­­sos realizados ao longo da caminhada da vida.
No domingo, todos os par­ticipantes foram brindados com um passeio no Fer­ryboat, fazendo a travessia entre S. Jacinto e o Forte da Barra. Seguiu-se a exploração da cidade de Avei­ro, des­de museus, igrejas, paisagens e principalmente o convívio e confraternização entre todos.
Em suma, foi um INDA­BA recheado e completo, abrilhantado por jogos, cân­ti­­cos, conversas, sorrisos e abraços.
“As crianças não aprendem o que os mais velhos di­zem, mas sim o que eles fa­zem”, já dizia Baden Po­well.
2020-03-19


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário