Diversos

Santa Luzia de Viana santuário diocesano

          
Santa Luzia de Viana santuário diocesano

O Templo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia, na cidade de Via­na do Castelo, vai ser elevado, no dia 19 deste mês, a Santuário Dio­ce­sano.


O ritual litúrgico decorre pelas 10,30 com a Eu­caris­tia presidida por D. Ana­­cleto Cordeiro de Oliveira, que inclui a renovação das promessas sacerdotais, bên­ção do óleo dos Enfermos e Catecúmenos e consagração do óleo do Crisma–“isto porque não foi pos­sível realizar a celebração na Quinta-Feira Santa”. O dia ficará ainda marcado “pela assinatura do decreto de ereção canó­nica do Templo do Sagrado Coração de Jesus a Santuário Dio­cesano”, lê-se numa no­ta enviada à Agên­cia EC­CLESIA.
Já no dia 21 de Junho, “co­mo não é possível realizar a peregrinação ao Sa­gra­do Coração de Jesus, vai ser celebrada a Eucaristia às 11h00, no Parque das Tílias, realça.
Comumente chamado de igreja de Santa Luzia, o padroeiro do monumento é, contudo, o Sagrado Coração de Jesus.
Historicamente, os via­nen­ses já lhe eram devotos desde 1743, no entanto, é em 1918, durante a pande­mia pneumónica, que a ci­da­de se consagra ao Sagrado Coração de Jesus.
Aterrorizados com a vio­lên­cia do surto, e chorosos com a perda de tantos que tinham perecido, os via­nen­ses prometem subir anualmente em peregrinação ao monte de Santa Luzia, se mais nenhuma vida fosse tirada.
Cessada a mortandade, os habitantes cumprem a sua pro­messa, e começam, em 1920, a rumar monte acima, anualmente. Até aos dias de hoje se cumpre a promessa, com uma peregrinação desde a cidade até ao cimo do monte, no domingo mais próximo da festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus.
Este ano, a pandemia do Covid-19 impede a realização da peregrinação nos moldes habituais.
Também o executivo da Câmara Municipal de Via­na do Castelo aprovou, por unanimidade, um voto de congratulação pela elevação do Templo de Santa Luzia a Santuário Dioce­sano.
O voto, apresentado pelo presidente da edilidade, José Maria Costa, congratula-se com o facto de a Dio­cese de Viana do Castelo, por decreto do bispo D. Anacleto Oliveira, ter informado que o Templo do Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia, vai ser elevado a Santuário Diocesano a 19 de junho, realça o autarca.
“É com agrado que este executivo vê este decreto da Diocese de Viana do Cas­telo, que assim eleva um dos ex-libris de Viana do Castelo e uma das imagens-postal da região, para além de assinalar a fé e a devoção das freguesias de todo o concelho”, refere o documento, apresentando “um voto de congratulação pela decisão da Diocese de Viana do Castelo em elevar um dos espaços religiosos e monumentos mais visitados de Viana do Castelo”.
2020-06-15


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário