Do Cávado ao Ave

VILAR CHÃO

Festa da Senhora de Fátima - festa dos jovens

          
VILAR CHÃO

Realizou-se, nesta comu­ni­dade, no 1º domingo de maio, com notável e notado brilho, a tradicional Festa da Senhora de Fátima, de Santa Bárbara e de São Sebastião. Nesse fim-de-semana, de sexta a domingo, sucedeu-se, no recinto da Festa, uma série de atuações musi­cais, artísticas e de diversão, que atraíram à Freguesia cen­tenas de forasteiros e, co­mo sempre, os naturais da terra, dela afas­tados pela circunstância da diáspora, em outras comunidades, nacionais ou estrangeiras. O palco (onde atuaram a TUNA da Universidade do Minho, os SONS DO MINHO, o DA­NIEL PEREIRA CRISTO, o RAN­CHO DA MOCIDADE DOS ANJOS, que marcou também pre­sen­ça na Procissão); a Tasquinha do Paraíso, onde os “aficionados” se acumulavam e demoravam, não apenas de dia, mas pelas longas noites dentro, assim como a abóbada celeste que cobre a beleza da paisagem natural e animada da Freguesia e foi fortemente abalada por uma extraordinária, encantadora e muito elogiada sessão de fogo de artifício, preso e solto, na ma­drugada de domingo, o palco, a tasquinha e o fogo, foram, de facto, os protagonistas principais da festividade. Principais, mas não os únicos, pois não pode ignorar-se e omitir-se o mais recente, mais concorrido e mais atrativo dos números progra­máticos de eventos e de festas como esta: a movimentada e animada chega de bois, que tem na freguesia fortes empresários e valorosos produtos!


Pensando bem e tentando avaliar o sentido e o efeito destas celebrações festivas populares, várias conclusões se podem aferir. Primeiro, que é mesmo uma velei­da­de, recorrente, ma ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado com o seu login e password!
Clique para escolher uma assinatura; ou no caso de já ter uma assinatura por favor autentique-se com o seu login e password.


Comentários

Comentar esta notícia

Nome

Email

Comentário


Verificação de palavras
Escreva os caracteres que vê abaixo
6V7CG


    

Ainda ninguém comentou esta notícia!