50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Do Cávado ao Ave

VILAR CHÃO

Festa do Senhor - Kyrios

          
VILAR CHÃO

A comunidade de Vilar Chão, a civil e a religiosa, ce­lebrou, no passado dia 19 de agosto, a sua festa principal. Principal, porque celebra o Senhor, o Kyrios, o Santo dos Santos, e principal porque se celebra no mês das festas, no qual Vilar Chão, à semelhança de todas as aldeias de Portugal, tem a sua maré cheia demográfica, fruindo a alegria do encontro e do curto convívio com os seus irmãos emigrantes.
E, por falar de emigrantes, importa relevar a principal novidade da festividade do Senhor deste ano de 2018, o facto inédito de o Juiz da Festa ter sido um emigrante, há longos anos radicado e a trabalhar no Canadá, mas que nun­ca esqueceu e nunca se desligou da sua ter­ra natal e que tem deixado o seu nome e a sua solidariedade ligados a ofertas generosas ao património da igreja paroquial. Este emigrante e mecenas benemérito é o Cesário Carvalho Brás.
Por virtude da circunstância de o Juiz da Festa ser este emigrante, foi bonito ver as casas dos emigrantes canadianos da nossa aldeia encherem-se, como há muito não era visto. Foram 24 es­tes emigrantes que, motivados por aquele facto, vieram do Canadá, para participarem na Festa da sua terra natal.


Atrair os seus filhos emigrantes ao pátrio lar e propiciar encontros e reencontros de familiares e amigos é uma das virtudes, um dos méritos e um dos valores preciosos que as nossa ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário