Do Cávado ao Ave

ROSSAS

Abertura Regional do Ano Escutista

          
ROSSAS

No dia 14 de Outubro, na Póvoa de Varzim realizou-se a Abertura Regional do Ano Escutista, promovida pela Região de Braga, este ano em parceria com o Núcleo Cego do Maio.
O evento registou a presença de cerca de 8 mil es­cuteiros de toda a região de Braga, onde se incluíam os cerca de duzentos que partiram do Núcleo de Viei­ra do Minho, em quatro au­to­car­ros cedidos pela Câmara Mu­nicipal.


Da parte da manhã de­cor­­­reu a Eucaristia que foi pre­sidida pelo Arcebispo Pri­­­maz que lançou um apelo ao reforço da identidade do movimento católico, que, a exemplo de Santo Inácio de Loyola, deve «deixar a Igre­ja e a sociedade melhor do que as encontra­mos». 
Du­rante a tarde e depois do almoço partilhado, cada agrupamento percorreu as artérias da cidade poveira, fi­cando assim a conhecer me­lhor os seus hábitos e cos­tumes. No final do jogo e depois de todos os escu­teiros se concentrarem novamente na Praça do Passeio Alegre, decorreu a festa de encerramento da ARAE 2018. 

Incêndios

Esta freguesia foi este ano, mais fustigada com vá­rios incêndios durante o mês de Setembro e principalmente no mês de Outu­bro. Depois de um verão de alguma acalmia, no que diz respeito a incêndios, os me­ses de Setembro e Outubro foram propícios aos incêndios.
Nestes meses conta­bi­li­zamos 7 incêndios, em San­ta Marta (2), Covelo de Cima, Lamedo, Agra, Bar­rei­­ros e Arroteia, e dois rea­cendimentos em Santa Mar­­ta e Covelo de Cima, que consumiram essencialmente mato e alguma floresta.

Limpeza e alargamento de ribeiro

A Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal, que ce­deu a máquina, e de um pro­prie­tário que ce­deu parte do terreno, proce­deu ao alargamento do ri­beiro que atravessa o lugar D’Além, (Calvos) de forma a evitar cheias quando chove muito. Si­multâneamente também se realizou o de­sas­soreamento do ribeiro a montante da ponte ali existente.
Com esta obra espera-se acabar de vez com as cheias neste lugar, evitando assim o isolamento da população aquando de gran­des intempérides. 

No primeiro ano

Em 21 de Outubro com­ple­tou-se o primeiro ano em que o actual executivo as­su­­miu os destinos da Jun­ta de Freguesia de Rossas, após terem recebido (21 de Outubro de 2017) da maioria dos Rossenses, a res­pon­­­sabilidade para liderar os destinos desta Vila.
É verdade! Já passou um ano!!! Foi um ano de dedi­ca­ção e muito trabalho, com altos e baixos, mas sempre com o único objectivo de de­­­senvolver e cuidar da Nos­­­sa Terra, segundo as pa­­lavras dos elementos da Junta. 
Muito se fez neste ano, mas muito mais há ainda para fazer!
Estando sempre presentes, tentaram resolver todos os problemas que foram sur­gindo, um pouco por to­da a freguesia. Ao longo des­­te ano apoiaram o As­so­ciativismo e o Desporto; no apoio social com a constante presença nos eventos do CCL’s e na qual destacam a inauguração do CCL em Santa Marta; na cultura apoiaram e promoveram vá­rios eventos como é o ca­so das peças de teatro; na Educação ofereceram á es­cola um piano para as aulas de música e colocaram ba­lizas no recinto des­por­ti­vo; nas estruturas e redes viárias foram erguidos vários muros, realizadas algumas obras um pouco por toda a freguesia e limpeza das valetas com a deso­bs­tru­ção das mesmas e de aquedutos. O actual exe­cu­ti­­vo promete continuar a “dar o melhor de si”, em prol da Nossa Terra.
Muito obrigado pela vossa confiança!  
Armando Alves
2018-10-29


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário