50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Do Cávado ao Ave

PARADA DE BOURO

Ponte do Bôco vai fechar ao trânsito

          
PARADA DE BOURO

A Ponte do Bôco cons­truí­da entre 1908 e 1909, é a pon­te mais antiga de Portu­gal, em utilização, cons­truí­da em be­tão arma­do, vai en­­cerrar ao trânsito de veículos dentro de dias. A decisão foi tomada em reunião realizada em 8 de Janeiro entre os presiden­tes das Câ­maras de Vieira do Mi­nho e Amares e os pre­si­dentes de Junta de Freguesia de Parada de Bouro e Bouro Stª Maria.
Em 6 de Janeiro já tinha reunido, extraordinariamente, a Assembleia de Fre­gue­sia de Parada de Bouro, pa­ra dar “parecer sobre o en­cer­ramento da Ponte do Bô­co” com intervenção do pú­blico, que contou com cerca de uma dezena de para­den­­ses. Após discussão re­la­tivamente à degradação da ponte que põe em causa a segurança dos tran­su­en­­tes e do parecer do Chefe de Divisão do Urbanismo e Obras Municipais de Vi­ei­­ra do Minho, foi deliberado que a ponte seja encerrada à circulação de veícu­los até aos resultados dos “estudos e ensaios que se irão fazer no âmbito do pro­jecto de re­qua­lificação”. Es­tu­­dos es­ses foram pro­pos­tos ao pro­fes­sor José Sena Cruz, do De­parta­me­nto de En­ge­nha­ria Civil da Universidade do Mi­­nho pelas Au­tar­qui­as de Vieira do Minho e de Ama­res.


Recorde-se que este pro­fes­sor já supervisionou es­tu­­dos técnicos à Ponte do Bôco no âmbito de teses de mestrado, que datam “de 2011 e 2015 e constata-se des­tacamento do betão ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário