50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Do Cávado ao Ave

TABUAÇAS

Foi há 14 anos... um amigo especial

          
TABUAÇAS

Recentemente, em con­ver­­­sa de amigos, a dado pas­­so questionava-se:
- Quem foi a pessoa que mais ajudou os pobres e os desfavorecidos em Vieira do Minho? Após breve compasso de espera ouvia-se: - Foi o Padre Lima. Fiquei sa­tis­feito, pois partilhava a mesma opinião. E adiantou alguém: - Foi o único a visitar o meu irmão enquanto ele permaneceu na prisão…
As primeiras recordações que me ocorrem do Pe. Li­ma foram as de professor da Telescola e da Escola Vieira de Araújo, nesta, como professor de Educação Moral e Religiosa. Numa certa aula, seleccionou perto de 8 alunos para vi­sitarem a quinta de S. Roque. Se assim o pen­sou melhor o fez. Fiquei de­sapontado por não ser es­colhido. Hoje, compreendo o porquê: o “Zé Manuel não es­tava nos eleitos. Apenas os humildes e pobres via­jaram no seu famoso ca­ro­cha”, o primeiro carro que te­ve.


Volvidos alguns tempos, o P.e Lima, que sempre foi um apaixonado pelo futebol, con­vidou-me para ir assistir ao Fafe/Sanjoanen­se da 2.ª Divisão Nacional – jogava lá o seu ex-aluno ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário


    

Uma alma muito especial! Lembro-me de estar em Lisboa e já escrevia umas coisitas para o JV. O Pe. Lima sempre me enviava uma carta de agradecimento - eu achava que não tinha importância alguma -, mas ele fazia-se assim presente para me motivar à escrita. E quando estava por cá, em férias, sempre me abria aquele sorriso bonito e claro como água! Também as minhas duas irmãs mais novas foram alunas dele em Vieira do Minho, e uma delas (pois a outra já partiu) ainda hoje o recorda com muita ternura! Via para além do que via! Há pessoas que não fizeram esta viagem em vão! Deixaram o mundo melhor! E isso é o maior bem que se pode alcançar para a santidade!
[email protected]
ermelinda
2019-02-15