Do Cávado ao Ave

CANIÇADA

Ovinos da raça Suffolk

          
CANIÇADA

De novo em notícia a Quin­­­­ta de Chelo Suffolk des­ta freguesia. Em 29 de Ju­­nho, no VI Concurso de Ovi­­nos da Raça Suffolk, que teve lugar na feira “Mon­­forte Ex-Líbris”, em Montemor-o-Novo.
Esta foi a segunda prova do Campeonato Nacional de Ovinos da raça Suffolk, que irá terminar em Setembro, na Feira da Luz da mes­­ma cidade de Monte­mor-o-Novo, e contará com a pre­sen­ça da Quinta de Che­­lo Su­ffolk. 


Nesta prova a Quinta de Che­­lo Suffolk participou com o borrego Porsche (clas­se de borregos - dos 4 aos 12 me­ses), a Malata Uva (classe malatas - 12 aos 24 meses) e a Borrega Pan (clas­se de borregos - dos 4 aos 12 meses). 
A borrega Pan foi con­tem­plada com o 1º lugar da sua classe, enquanto o borrego Porsche ganhou o 2º lugar.
A Malata Uva ganhou o 1º lugar na respectiva classe, sendo igualmente “Campeã Fêmea”.
De todos os animais que participaram na prova, o júri se­leccionou os melhores e atribuiu à Malata Uva o pré­mio de “Animal Mais Ele­gan­te”. Parabéns aos proprietários e produtores desta mo­da­­­lidade ovina.

Festa da Eucaristia

Em dia da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo que a Igreja celebra na Quinta-feira posterior ao Domingo da Santíssima Trin­dade, a comunidade pa­­­roquial de Caniçada par­ti­­cipou na festa da Primeira Comunhão de duas crianças e na Profissão de Fé de quatro adolescentes que fre­quentam a catequese paroquial há 3 e 6 anos, respectivamente.
Da parte de tarde realizou-se a procissão do Corpo de Deus, em que tomaram parte as crianças da cate­quese, catequistas, acólitos e elevado número de fieis.

Encerramento da catequese

Após a celebração da festa da Profissão de Fé e Pri­meiras Comunhões, cuja da­ta varia consoante o dia da celebração do Cor­po de Deus, logo termina a cate­quese nesta paró­quia com mais uma ou outra actividade. Este ano o encerramento da catequese ficará assi­nala­do com um passeio aos San­tuá­rios da Senhora da Pe­ne­da, Arcos de Valde­vez e de Santa Luzia em Viana do Cas­­telo, oferecido pela Pa­­ró­quia, a todas as crianças que frequentaram a ca­te­que­se, su­­­as cate­quis­tas, acóli­tos, lei­­tores, animadores mu­si­cais das Eucaristias Dominicais e zeladoras dos altares.

2019-07-12


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário