Do Cávado ao Ave

ROSSAS

19.º aniversário da elevação a Vila

          
ROSSAS

A Junta de Freguesia de Rossas comemorou, pela primeira vez, o aniversário da classificação des­ta freguesia com o estatuto de Vila. Foi há 19 anos, no já longínquo 12 de Julho de 2001.


A efeméride ocorreu nu­ma cerimónia, simples e res­trita, para cumprir as nor­mas da Direcção-Geral de Saúde que teve lugar no Largo das Car­valhas (antigo Largo da Feira). A junta não quis deixar de assinalar este momento e homenagear du­as personalidades que marcaram nestes últimos 19 anos, de vida deste aglomerado popu­lacional, o maior do con­celho de Vi­ei­ra do Mi­nho, reconhecendo quem contribuiu e continua a con­­tri­buir para o desenvol­vi­mento da Vila de Rossas.
Com a medalha de mérito da Vila de Rossas, foi con­­decorado o Reveren­dís­simo Padre Albano Jorge da Costa, pároco da freguesia de Rossas e arcipres­te de Viei­ra do Minho, que no pró­xi­mo dia 23 celebra 25 anos de ordenação s sacerdotal, na cripta do Sa­mei­ro pelo arcebispo D. Eurico Dias No­guei­ra.
Igualmente condecorado foi um “amado filho da terra”, o Dr. Manuel António Vi­­­eira Leite, médico de Medicina Familiar no concelho de Vieira do Minho, desde 1983.
No uso da palavra, o presidente da Junta agradeceu o contributo dos homenageados para o desenvolvimento da Vila de Rossas e fez uma comparação entre o projecto de lei de elevação da Freguesia a Vila, há 19 anos, e os dias de hoje.  Ques­tio­nou o futuro para da vila de Rossas, apontando algumas soluções para a sobrevivência das aldeias e vilas do interior do país: fixação da po­pulação jovem, melhoramento das vias de comunicação, criação de infra-es­tru­­turas para a in­dús­tria e o desenvolvimento dum turismo sustentável nesta zona do concelho de Vieira do Mi­nho.
O presidente da Câmara Municipal agradeceu o convite e deu os parabéns à Junta da Vila de Rossas pela iniciativa. Destacou também o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, na área social e saúde pelos ho­mena­geados. Apresentou alguns dos investimentos a efectuar nesta Vila de, nomeadamente a colocação do relvado sintético no Campo de Futebol, Francisco de Ma­­tos, e o projecto para a edi­fi­cação da nova sede da Junta de Freguesia, entre outros.
No uso da palavra, o pá­ro­­co, padre Albano da Costa agradeceu a homenagem que lhe foi prestada pela junta de freguesia, no reconhecimento do trabalho prestado ao longo dos últimos 25 anos. Referiu-se ainda ao projecto, que tem em mãos, da ampliação do Mini Lar, que gostava de ver concreti­za­do, numa altura em que muita gente lhe bate à porta para arranjar um lugar para os familiares. Sugeriu a criação de um gru­po de trabalho para a mu­­dança de nome de uma freguesia de “Ros­sas” para “Roças”, designação que era utilizada na anti­ga grafia.
No final da cerimónia foram distribuídas lembranças da comemoração ani­ver­sá­ria e servido um verde de honra a todos os presentes. 
Armando Alves
2020-07-14


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário