50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Do Cávado ao Ave

EIRA VEDRA

Vieira Servas exímio escultor de retábulos

          
EIRA VEDRA

Francisco Vieira Servas, o conhecido entalhador que hoje admiramos nesse “Mi­nho além Atlântico que é o ter­­ritório de Minas Gerais, é um ilustre desconhecido na sua terra Natal [Eira Ve­dra] e na sua região”. Assim es­crevíamos na última edição de JV, citando Adria­no Ramos no posfácio do livro “Fran­­cisco Vieira Servas e o ofício da escultura na ca­pi­tania das Minas do ouro”, Belo Horizonte-2002.
A monografia, que Adria­no Ramos lhe dedicou, per­mi­te-nos saber hoje que Fran­cisco Vieira Servas foi um dos mais importantes ar­tistas no domínio da ma­dei­ra, na segunda metade do séc. XVIII na região de Mi­nas de Ouro do Brasil, ver­dadeiro “concorrente” do famoso Aleijadinho, seu contemporâneo, que nasceu e morreu no Brasil, na ci­dade de Vila Rica, actual Ou­ro Preto, e é símbolo da na­cionalidade brasileira.


As características que de­fi­nem o estilo artístico de Vi­eira Servas, quando chegou ao país, eram predomi­nan­­temen­te bar­rocas: con­tras­te de luz, sombra, efeitos ilusionistas ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário