50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Editorial

Muros de Lamentações

          

O Muro das Lamentações, é certamente o lugar mais importante do judaísmo. Resto do antigo Templo de Jerusalém, junto dele acorrem peregrinos chorando não só a sua perda como infortúnios que vão sofrendo.
Herdamos dos judeus tantas coisas maravilhosas a começar pelo Livros do Antigo Testamento, a cultura, valores como a transmissão da fé, e princípios duma civilização humanista. Foi deste povo escolhido por Deus que nasceu o Salvador, na concretização dum mistério aceite pela fé.
Reparo porém que herdamos o “choradinho” com que acinzentamos os nossos dias. Se lamentaram as cebolas que deixaram no Egito, se deixaram pendurados nos salgueiros das margens os instrumentos musicais com que acompanhavam os seus hinos, tal era a luta interior entre a mágoa e o receio de tudo perder, dá vontade de lhes dizer e de pedir aos seus “herdeiros”: Por favor, aprendam com a experiência vivida!
Para quê acampar junto dos muros que vamos levantando a pretexto dos nossos fracassos e insucessos? Deixemos de nos lamentar evocando melhores dias que passaram. “No meu tempo…” O meu tempo é o hoje, único tempo que tenho para sonhar, criar e construir.


O Mundo Melhor, que desde há algumas décadas apareceu como meta desejável só pode ser projetado no terreno liberto dos “muros” do nosso egoísmo, do nosso saudosismo doentio, do rec ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário