50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Editorial

Os Pobres Involuntários

          

Por proposta do Papa Fran­­­cisco, celebraremos no dia 18 de Novembro o II Dia Mundial dos Pobres.
De que pobres se trata? Da­­queles que não escolheram viver com a carência de bens de primeira necessi­da­de, que se sentem excluí­dos, re­jeitados ou marginali­za­dos.
Para compreendermos a si­­tuação dos que sofrem a po­breza, teríamos de fazer a ex­periência de a viver. Cer­ta­­mente alguns a fizeram dum ou outro modo, total ou par­­cial­mente, imposta por cir­­cuns­tâncias estranhas como guerras ou catástrofes, ou abraçada para possibilitar uma aproximação.
“Não amemos com palavras mas com obras”, reco­men­da-nos o Papa na men­sa­gem para o 2º Dia Mundial da Pobreza. Não precisamos de fazer a experiência material da pobreza. Basta exercitarmos a nossa capacidade de escuta, de reflexão, de observação discreta, silenciosa, das lágrimas es­condidas e vertidas para o interior de corpos doridos. Quantos já nem choram, por não en­xer­garem uma gota de es­pe­rança. Tudo secou!
Pobres de muitos bens, não só de bens materiais, por­­que novas espécies de po­breza nos indiciam outras misérias que comprometem a dignidade e retiram a li­ber­dade.


Num apelo à esperança o Pa­pa convida a transformar as preces em hinos de louvor. Citando o versículo 7 do Sal­mo 34 «Este pobre clama e o Senhor o escuta», recorda-nos que o Senho ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário