50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Educação

ERAMUS – Projeto S.O.U.N.D - Roménia

          
ERAMUS – Projeto S.O.U.N.D - Roménia

Entre 20 e 25 de Maio, uma equipa do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo deslocou-se à Roménia para mais uma mobilidade no âmbito do Projeto de ERAS­MUS + “S.O.U.N.D. - Silence of Our Unique Noi­se Dynamics”. Uma re­­ce­ção calorosa preparou-nos para uma semana de trabalho e de partilha de expe­ri­ên­­cias entre as equipas dos seis países participantes: Ro­mé­nia, Polónia, Itália, Por­­tugal, Es­pa­nha e Tur­quia.
No teatro do Centrul Sco­lar Pentru Educatie Inclu­zi­va Targu Jiu, foi apresentado um vídeo sobre o Agru­pa­­­mento de Esco­las Vieira Araújo, com narração em inglês, a cargo do seu di­retor Fer­­nando Gomes, e com mon­ta­gem da Vieira do Mi­nho Tv.
Numa outra sessão de trabalho, cada país apresentou uma dan­ça tradicional da sua região, que previamente pre­parou no respetivo país. No caso português, um grupo de alunos com Necessidades Educativas Especiais do primeiro ciclo, da EB Domingos de Abreu, com a orientação do Rancho Fol­clórico São João Baptista de Mosteiro preparou essa dança. Uma outra tarefa que cada país rea­lizou foi um vídeo com os sons que mais caracterizam a respetiva região. Com o auxílio do presidente da Associação de Pais, Paulo Magalhães, o nosso Agrupamento preparou e apresentou a tarefa “I’M LISTENING TO MY CITY SOUND”, um vídeo que incluiu vários cenários asso­cia­­­dos a sons da nossa região: o hi­no de Vieira, cantado pe­­la Universidade Sénior e pela Banda Filarmónica de Vi­­­­­­larchão; sons da natureza da serra da Ca­breira; o labor de um artesão na arte de criar objetos tra­di­­cio­nais da regi­ão; os sons li­gados aos rituais cristãos de Vi­­eira do Minho; des­­fi­le de Car­naval; Feira do Fu­meiro; os sons cara­cte­rís­­­­­ticos da Fei­ra Semanal, entre outros.


Durante as várias sessões de trabalho fez-se o ponto da si­tuação do andamento dos tra­balhos nas várias esco­las, como o trabalho no Etwin­ning, espaço Erasmus, traba­lhos desenvo ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário