Educação

Mestre Adelino Ângelo sonhou fazer de Vieira do Minho «uma capital de cultura»

          
Mestre Adelino Ângelo sonhou fazer de Vieira do Minho «uma capital de cultura»

No passado dia três de junho, o Mestre Adelino Ângelo deu, na Casa-Museu que tem o seu nome, uma lição de arte, a segunda, aos alunos da disciplina de Geometria Descritiva e a algumas de­zenas de outros alunos da EBS Vieira de Araújo.
A receção e encontro dos alunos e professores com o Mestre realizaram-se no espaço e ambiente acolhedor e inspirador da Eira da Casa-Museu.
O Vice-Presidente da Pa­letArte saudou, além do Mes­tre, os participantes no en­contro no Museu, nomeadamente a Vereadora da Edu­cação, Elsa Ribeiro, os professores e os alunos, relevando a função per­for­mativa do mundo da cultu­ra, pois “pela cultura é que va­mos” E do mundo da cultura (M3), tão real como o mundo da natureza (“M1”) e como o mundo da consciência (“2”), são “inquilinos” prin­ci­pais os Museus e as Biblio­tecas. A cultura, como muito bem defendeu o ex-Reitor da Universidade de Évora, Prof. Manuel Patrício, é a essência da escola, pois uma escola sem cultura não é uma escola! Chamou ainda a atenção para o caráter sim­bó­lico da Casa-Museu de Vi­eira do Minho, lugar icónico da Vida, da Obra e da Memó­ria do Mestre Adelino Ângelo, comparável a outros lugares em­ble­máticos do nosso país, como a Casa da Tapada (Fiscal, Amares), me­mo­rial do poeta Sá de Miran­da; como a Casa de Vale de Lobos (Santa Maria da Azóia, San­ta­rém), memorial do maior his­toriador português, Alexandre Herculano; a Casa de S. Miguel de Ceide (Fama­li­cão), memorial do genial ro­man­cista Camilo Castelo Bran­co; a Casa de S. João de Gatão (Amarante), memo­rial do sublime poeta do Ma­rão, Teixeira de Pascoaes!


A secretária da PaletArte, a artista plástica, Drª Adriana Henriques, que foi diretora da Casa de Lamas, Casa da Cul­tura de Vieira do Minho, e primeira diretora da Casa-Museu, no ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário