Educação

Reabertura do Pré-escolar

          
Reabertura do Pré-escolar

No dia 1 de junho reabriram os estabelecimentos de educação pré-escolar, quinze dias depois da reabertura das creches e do regresso parcial às atividades letivas presenciais pelos alunos do 11.º e 12.º anos e 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla cer­­­tificação.
Para o nível Pré-Escolar de ensino fo­ram estabele­ci­das regras de comportamento que al­te­ram as rotinas de trabalho com as crianças, nomeadamente com os procedimentos de prevenção de contágio. As crianças não terão de utilizar máscara, mas terão de se habituar a novas regras diárias, nomeadamente nos espaços em que habi­tual­mente permanecem. Nas salas, ficarão os materiais estritamente necessários para as atividades, sendo limpos com frequência ao longo do dia. As ativi­da­des deverão decorrer, prefe­ren­cialmente em espaços abertos e os grupos terão ho­­rários desfa­sa­dos nos mo­­mentos de pausa, como re­creio e almoço.


Matrículas

Entretanto, o processo das matrículas dos alunos no 1º ano de escolaridade e no pré-escolar encontra-se a decorrer desde o dia 4 de Maio até 30 de Junho, devendo ser apresentado o pe­di­do de matrícula, preferencialmente, via internet, no portal https://portaldas­ma­tricu­las.edu.­gov.pt. No AEVA, os encarregados de educação poderão marcar, via telefone, o atendimento in­dividual, para efetuar ma­trí­culas nos serviços admi­nis­trativos, de forma a res­pei­tar as orientações de se­gu­rança da DGS. E assim tem funcionado, os encarregados que preferem fazer a ma­trícula presencialmente mar­cam um horário para ser atendidos, de forma in­di­vidual. Acrescenta-se que a matrícula é obrigatória pa­ra os alunos que completam 6 anos de idade até 15 de Setembro.
As aulas terminam para to­dos os níveis de ensino a 26 de Junho, por forma a que tenham tempo de recu­pe­­rar conteúdos programá­ti­­cos. Assim sendo, a reno­va­ção de matrícula é efe­tua­da eletronicamente até ao 3º dia após a definição da situação escolar do aluno, ou se­ja, após a publicação das avaliações do 3º período, os encarregados de edu­ca­ção devem proceder à renovação de matrícula, preferencialmente, à distância, no portal das matrículas.

Exames Nacionais

As inscrições nos exames nacionais também sofreram alterações este ano, tendo sido realizadas à distância pelos alunos até ao dia 11 de Maio, através do preenchimento dos formu­lá­rios em formato digital, que depois enviaram, via email, para a secretaria do agrupamento.
Este ano apenas realizam exames os alunos dos 11º e 12º anos às disciplinas exigidas para a entrada no curso superior (decidido por cada faculdade) ao qual se pretende candidatar. Os alunos que não tencionem in­gressar no ensino superior não terão de realizar qual­­­quer exame. A avaliação para transitar de ano ou terminar a escolaridade obri­gatória será assegurada pela nota interna.
A 1ª fase de exames de­cor­re entre 6 e 23 de Julho e a 2ª fase, entre 1 e 7 de Setembro.
2020-05-28


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário