Igreja

Papa nomeia D. António Marto bispo de Leiria-Fátima cardeal

          
Papa nomeia D. António Marto bispo de Leiria-Fátima cardeal

O Papa Francisco nomeou D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, desde 2006, cardeal da Santa Igreja.
“Alegra-me comunicar que em 29 de Junho haverá um con­sistório para a nomeação de 14 novos cardeais”, decla­rou o Papa, pouco depois da celebração de Pentecostes, aos peregrinos e turistas na Praça de S. Pedro para a re­­za do “Angelus”.
D. António Marto comoveu-se com a decisão de Sua San­­tidade o Papa Francisco de o nomear cardeal, que o “apanhou de surpresa” e confessou aos jornalistas, naque­la tarde de 20 de Maio: “Nunca me passou pela cabeça que iria ser nomeado cardeal. Fui apanhado completa­men­­­te de surpresa um pouco antes de celebrar a eucaris­tia das 11h30 na Sé de Leiria”. A notícia foi recebida via ‘voi­­ce mail’, com uma mensagem deixada do “núncio apos­­­tólico, que tinha acabado de ouvir a nomeação dos car­deais através da televisão”.
D. António Marto revelou ainda que a emoção com que foi surpreendido obrigou-o a conter as lágrimas que lhe vie­­ram aos olhos. “Tive de me dominar para não dar a en­­­tender nada àqueles que me rodeavam. É um serviço que a Igreja me pede e nunca o neguei. Encontrei a tran­qui­­lidade de espírito nesta atitude da minha disponibilida­de de colaborar com o Santo Padre nesta nova responsabili­da­­de e neste novo serviço que ele me pede”, afirmou. Nu­­ma primeira reacção à notícia, D. António Marto diz que ainda não falou pessoalmente com o Papa, mas vai escre­ver-lhe uma carta a manifestar gratidão e disponibilidade pa­ra o que o Pontífice lhe pedir.


D. António Marto espera continuar a servir a Igreja em Fá­­tima e considera que as celebrações do Centenário das Aparições e a dimensão da Igreja que aqui se vive te­rão influencia ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado com o seu login e password!
Clique para escolher uma assinatura; ou no caso de já ter uma assinatura por favor autentique-se com o seu login e password.


Comentários

Comentar esta notícia

Nome

Email

Comentário


Verificação de palavras
Escreva os caracteres que vê abaixo
SLFO8


    

Ainda ninguém comentou esta notícia!