50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

Santo António de Lisboa

          
Santo António de Lisboa

Maria aparece muitas vezes, na iconografia, com o Me­nino nos braços e um olhar de graça suavemente ilu­mi­na­do. O movimento dos braços mostra a ternura mater­nal de quem embala e segura o Menino Jesus, ou a alegria evangelizadora de quem apresenta e oferece Jesus a este mundo, reclamando de cada um de nós mãos ca­ri­nhosas e seguras, coração maternal, olhar de graça.
É fácil ler, no contexto da iconografia, uma grande cum­pli­­cidade entre Maria e Santo António de Lisboa, de Pádua ou de todo o mundo. Vê-se bem que também San­to An­tó­nio aparece com o Menino nos braços: umas vezes, segu­ran­do Jesus com os dois braços; outras vezes, com um bra­ço segurando Jesus, e no outro ostentando um livro, o Livro da Palavra de Deus, que tão bem vi­veu e tão bem soube dizer; outras vezes ainda, ostentando Jesus senta­do sobre o Livro, Senhor do Livro, como o Anjo de Mateus sentado sobre a pedra do sepulcro (Mt 28,2). Belíssimas figurações de amor e luz. Maria olhando pelo Menino Jesus ou convidando-nos a olhar pelo Menino Jesus. Santo António de Lisboa osten­tando o Menino Jesus e o Livro, mostrando bem com que amor soube ler a Escritura, e con­vidando-nos a acolher o Menino que atravessa em con­traluz toda a Escritura, e a ler a Escritura em contraluz acolhendo em cada página, não apenas sons e sílabas e pa­lavras e frases, mas um Rosto e um Nome, JESUS.


Maria e Santo António de Lisboa. Os dois com o Menino Jesus nos braços e no coração, nos lábios, na vida. Eles tomaram conta de Jesus com amor, tomaram conta do amor. Ou foi o amor ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário