50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

Jornadas Missionárias em Fátima

          
Jornadas Missionárias em Fátima

Nos dias 15 e 16 de Setembro decorreram no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, as Jornadas Missionárias Nacionais sob o lema “Eu sou Missão”. No âmbito da cele­bra­ção do sínodo dos Bispos em Roma sobre os jovens em outubro, estas jornadas foram pensadas para que os jo­vens fossem os protagonistas deste evento. Dos 300 par­ticipantes cerca de 30% eram jovens que emprestaram um dinamismo novo a estas jornadas, quer na abertu­ra e no serão do 1º dia, bem como nos desafios lançados na mesa redonda de domingo sobre “A Igreja que preten­de­mos”.
Na sessão de abertura D. Manuel Linda, presidente da Co­missão Episcopal de Missões, “situou este encontro no contexto da celebração do outubro missionário extraor­di­nário preconizado pelo Papa Francisco, e do ano missio­nário proposto pelo Episcopado Português com inicio em ou­tubro de 2018 até outubro de 2019.
O Dr. Juan Ambrósio, a partir do tema “eu Sou Missão” apresentou-nos a missão como coração da identidade cris­­­tã, bem como os pressupostos e coordenadas para a tor­nar efetiva na vida da Igreja pelo empenho de todos e ca­da um, concretizada no anúncio da palavra, na celebra­ção fé, na vivência da diaconia e caridade, tudo sustentado pela koinonia (Comunhão).
Através dos Workshops e da mesa redonda foi partilha­do o compromisso com as múltiplas formas de missão ao ní­­­vel da experiência pessoal e de grupo, e o seu impacto quer nas comunidades locais quer ao nível diocesano e mes­mo em contextos de Missão “Ad Gentes”, não esque­cen­­do as problemáticas emergentes com Migrantes e ou­tras situações humanitárias.


A título de conclusão e para o melhor desempenho da Mis­são: a Igreja deve ser descentrada e não autorrefe­ren­­­cial, igreja em saída em direção às periferias.
- Para que o an ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário