Igreja

D. Jorge Ortiga 20 anos Arcebispo de Braga

          
D. Jorge Ortiga 20 anos  Arcebispo de Braga

D. Jorge Ortiga vai celebrar vinte anos como Arcebispo de Braga no próximo dia 18, com uma Eucaristia de Acção de Graças, pelas 17,30h e a apresentação do livro “D. Jorge Ortiga - Semeador da alegria e construtor de unidade”.
Da autoria do jornalista Ricardo Per­na e editado pela Paulus Editora, o livro será apresentado na Sé de Braga, no dia 18 de julho, pelas 16h00, antes do início da missa de acção de graças pelos vinte anos de D. Jorge Ortiga como Arcebispo de Bra­ga e Primaz das Espanhas.


D. Jorge Ortiga é o bispo há mais tempo em funções em Portugal. É uma personalidade que marcou a Igreja em Portugal nos últimos quarenta anos. A sua vida é uma feliz divina coincidência, com todos os movimentos pós-Con­cí­lio Vaticano II, sem esquecer a dura realidade da luta pela liberdade no 25 de Abril, e principalmente nos anos que se seguiram à Revolução dos Cravos. Tem sido ar­qui­teto de uma vida em Igreja em busca da unidade, contra a uniformidade. Apesar dos seus setenta e cinco anos, e de já ter en­tregado a renúncia ao Papa Francisco, são os seus colaboradores diretos que, mesmo sendo mais novos, falam do seu ritmo acelerado de trabalho, que não lhes deixa tempo para respirar. A sua visão da Igreja e da fé está em constante mutação, na procura daquilo que melhor serve a Deus. Ao mesmo tempo, consegue manter uma relação próxima e íntima com a sua irmã e sobrinhos, aproveitando o tempo em família para desocupar a cabeça e descansar.
Fonte: Paulus Editora
2019-07-12


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário