Igreja

Palestra do Clero Vieirense

D. Nuno Almeida insiste na criação de “grupos de reflexão” em todas as paróquias

          
Palestra do Clero Vieirense

Na residência paroquial de Anissó, reuniram os sa­cer­dotes, párocos do arci­pres­tado de Vieira do Mi­nho, em 30 de Janeiro, na sua habitual palestra mensal.
Presidida por D. Nuno Al­­­meida, bispo auxiliar da ar­­­quidiocese de Braga, a mes­ma cumpriu a agenda previamente enviada em correio electrónico pelo ar­ci­preste, Pe. Albano Costa, a todos os párocos, tendo começado, como sempre acon­tece, com a oração de Laudes e terminado com o almoço/convívio.


D. Nuno Almeida, na sua re­flexão, questionou os sa­cer­dotes sobre a vivência do Domingo da Palavra, proposto pelo Papa Fran­cis­­co em Setembro p.p. e ce­­le­bra­do no 3º Domingo do Tempo Comum. Referiu a ne­ces­sidade urgente de se criarem, em todas as paróquias, “Gupos da Palavra”, semea­do­­­res de esperança, co­mo res­posta ao Programa Pastoral proposto pela ar­qui­dio­ce­se de Braga no trié­nio 2017/2020, para a “renovação eclesial inadiá­vel” da vi­da das nossas comunidades pa­roquiais. O modelo de cri­a­ção e funcionamento destes grupos, segundo D. Nuno Al­meida, “é simples e fun­cio­na perfeitamente tanto num seio familiar, como nu­ma aldeia ou cidade”. A partir de 3 ou 4 pes­­soas, e num má­ximo de 7, com algumas afi­nidades, começando por ser um grupo de amigos reu­ni­dos e guiados pela acção conjunta, oração e Palavra de Deus, podendo ser oriundos de movimentos ecle­siais já existentes e sempre no res­peito pela diversidade e li­berdade de escolha. O bispo D. Nuno lembrou os su­bsí­­dios disponíveis pela dio­ce­se com diversos temas de reflexão para os “grupos semeadores de esperança” con­tidos nos dois cadernos já publicados e também de acesso gratuito em “down­load”.
A necessidade de integrar os jovens nestes grupos, a pen­­sar já nas Jornadas Mun­­­diais da Juventude/20­20, D. Nuno referiu ainda a nota pastoral prometida pelos bispos portugueses para assinalar a entrega da cruz e do ícone das JMJ, no dia de Ra­mos, em Roma, pe­lo Papa Francisco, que vai contar com a presença de várias cen­­tenas de jovens e pessoas em representação de todas as dioceses de Portugal.
2020-02-13


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário