Opinião

BICADAS DO MEU APARO

L.a.r.apius

          
BICADAS DO MEU APARO

Segundo o meu dicionário, Larápio, era nome de um juiz romano corrupto, que em vez de julgar as sentenças com isenção, negociava-as com quem lhe desse mais dinheiro. Chamava-se o juiz, Lucius Antonius Rufus Appius, que assinava as sentenças como L.A.R.Apius. O povo, então, passou a usar a palavra Larapius, como sinónimo de pessoas desonestas, rapaces.
Acreditamos que antes do juiz Larapius, existiam larápios, ladrões de todos os géneros. Há os ladrões de bens materiais, os ladrões da paz, os ladrões do silêncio, da dignidade da pessoa humana, etc. e, até temos o Mar que é ladrão e é roubado. Recordo-me de quando criança, roubava-se carteiras nas romarias, nas ruas e caminhos. Hoje, estes larapius, já não se usam.
Mais tarde, passou-se a assaltar bancos, nem que fosse “só para chatear o Salazar”, como afirmou Mariana Mortágua que era, e nos dias de hoje os larapius assaltam os próprios Bancos onde trabalham e, muitos, máquinas do Multibanco e tudo que podem.


Os L.a.r.apius modernos, abrileiros e democratas à portuguesa, temo-los tido com certa assiduidade entre gestores dos dinheiros públicos, embora tais senhores – com a ajuda dos ami ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado com o seu login e password!
Clique para escolher uma assinatura; ou no caso de já ter uma assinatura por favor autentique-se com o seu login e password.


Comentários

Comentar esta notícia

Nome

Email

Comentário


Verificação de palavras
Escreva os caracteres que vê abaixo
VGBFT


    

Ainda ninguém comentou esta notícia!