50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

Poderei renovar a minha Paróquia?

          

A leitura dum aviso pa­ra uma reunião de formação, publicada no Boletim Paroquial, motivou-me um exame de consciência nesse sentido.
Como vejo a minha Paróquia? Esta grande Família de famílias cumpre a sua mis­são/vocação de evan­ge­li­zar?
Se pedisse a resposta a esta questão a todos, e a ca­da um dos paroquianos, que mapa de possíveis percursos nos seriam apresentados?
Tenho ouvido e lido muitas vezes que, se queremos melhorar o mundo, temos de começar por nos tornarmos melhores.
A formação que nos será proposta, tem de ser assu­mi­da pessoalmente. O bom pro­fessor, é aquele que aceita transmitir o que sabe de modo tão persuasivo, que permita ao aluno ter gos­­to em aprender. Mas a apren­dizagem é um processo individual que conta com as capacidades cognitivas do aluno, mas sobretudo com a sua vontade.
Na formação de adultos o percurso é o mesmo. Se eu não quero aprender, perde tempo o formador. No nosso caso concreto, o processo é muito simples, porque à partida só marcará presença quem se pretende formar ou aceitar o desafio do Papa Francisco expresso na sua úl­tima Exortação Apostólica.



A grande tentação que po­de fazer fracassar uma ação de formação é a convicção de que já somos bem formados, até preparamos meninos para as comunhões ou crisma, já pertencemos ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário