50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

Dimensão artística das festas e romarias

          
Dimensão artística das festas e romarias

Será preciso aprender a ler com olhos de seriedade alguns dos fenómenos da cultura popular – neste momento di­­zemo-lo na versão nortenha/minhota – manifestada nas fes­tas e romarias, que se vão vivendo com abundância na época do verão.
- Desde logo o cumprimento da tradição, sendo esta vista mais como meio de desenvolvimento do que como resquí­cio atávico, imobilista e conservador. Ousar fazer uma festa com meios económicos suficientes exige a quem promove a festa uma capacidade de invenção e de ousadia, que faz dos fes­teiros ou elementos das comissões pessoas com o mí­ni­mo de imaginação e de criatividade para captar para o projeto quem possa não acreditar nele tanto quanto seria de­sejável…
- Outro aspeto a ter na devida conta é a escolha dos ingre­di­entes musicais a incluir no programa, pois deles depende­rá tam­bém a participação de outros concidadãos com maior ou menor interesse e na abertura dos cordões à bolsa…Os me­lhores do cançonetismo nacional são os mais desejados, embora haja custos – mal calculados e exorbitantes – que po­dem significar a possibilidade de hipotecar os recursos pos­teriores…Os atrativos da festa podem fazer dela uma gran­de, média ou ridícula realização… popular e/ou po­pu­lista.


- Na esmagadora maioria das festas encontramos um san­to, uma santa ou alguma invocação mariana ou mesmo cris­to­­­lógica a dar suporte religioso a esse tempo festivo. Tempos houve ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário