50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

BICADAS DO MEU APARO

Eles e as corneadas

          
BICADAS DO MEU APARO

Eles, os representantes do povo, os eleitos para se alaparem legalmente na Assembleia da República, sem que se saiba-bem o que fazem e o que produzem; a Ca­sa que no próximo ano custará ao povo mais de oitenta mi­lhões de euros e mais 25 milhões para distribuir aos Parti­do Políticos; a tal Casa a quem a famigerada Troyca da crise, aconselhou Passos Coelho de que era preciso ser mais barata e mais eficaz, aprovou (hipocritamente) o Orçamento do Estado para o próximo ano de 2019, Orçamento que possui duas grandes polémicas: a contagem do tempo de ser­viço dos funcionários e o Iva das touradas. É de salientar, que embora aprovado o Orçamento, as Bancadas parla­mentares já apresentaram cerca de mil propostas para alterar o Orçamento aprovado!
A actividade ou o espectáculo tauromáquico, saiu à cena. Os políticos foram como sempre os actores dessa tourada, sal­taram para as arenas televisivas e dos jornais, mandaram arpões e ferros a todas as arenas da vida nacional, cho­raram, qual carpideiras, o sangue derramado do animal e, os defensores das corneadas taurinas, opinam que o toiro é espectáculo, tradição, poesia, portuguesismo.
As touradas, na verdade, são altamente polémicas. Nunca assisti a tal espectáculo ao vivo, mas sim pelas televisões. Não é assunto que me agrade, como também não me agrada ver telenovelas. O tempo é demasiado precioso e tais assuntos são, para mim, banais. E se a telenovela é, qua­se sempre ficção, o sofrimento e o sangue derramado pe­lo touro, não me provoca sorrisos. Todavia, também não me irrita nem me faz sofrer, o toiro que procura defender-se, nem me altera a maneira de ser ou de pensar, a mensagem das telenovelas.


Os defensores na não descida do Iva à tauromaquia, são os que combatem as touradas nas arenas e as touradas de cordas nas praças públicas. Ora esta gente, certos elementos do Gover ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário