50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

Suportação, paciência e mansidão!...

          

Assim como há remédios caseiros, que nos aliviam e até curam, há conselhos de tão fácil compreensão que uma vez aceites, podem ajudar-nos a viver melhor.
Há dias recapitulava a terceira Exortação Apostólica do Papa Francisco, sobre as características da santidade. No nº 112, o Papa sugere-nos a suportação, a paciên­cia e a mansidão como atitudes ou virtudes imprescindíveis para atingir a felicidade a que fomos chamados.
Quando tentamos analisar os nossos atos ou compre­en­der as atitudes dos outros, verificamos a influência do in­dividualismo na nossa maneira de pensar ou proceder. Curiosamente, se é necessário assumir a responsa­bi­lidade de atos, defender um direito ou uma nobre causa, desprendemo-nos do sentimento de segurança tão fa­miliar do “orgulhosamente só”, para formar o grupo, a ba­se de apoio, firmado no princípio de que “a união faz a força”.


Mas que força pretendemos? Quantas vezes se corre e grita sem o esclarecimento correto do que se pretende, das consequências duma vitória que terá por con­se­quê­ncia a destruição ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário