50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

Comunidade eclesial – do imaginário ao real

          

Ouvimos muitas vezes falar em Comunidades. Ultima­men­te, quando a pandemia dis­persou pessoas, os crentes, deixaram de poder reunir-se em lugares de culto. No meu ca­so, como católica, acolhi o desafio de procurar reavivar a pequena–“Igre­ja doméstica”, procu­ran­do adorar em “es­pírito e ver­dade”, como nos pediu e pede, Jesus.
Aliviado um pouco o con­fi­namento, pudemos voltar aos lu­gares de culto, obedecendo a determinadas regras. Uma fé vivida individual­men­te, é in­completa. Como filhos de Deus somos família, e como tal devemos viver.
Poderemos sentir-nos mem­­bros duma Comunidade , só pelo facto de permanecermos determinado tempo, dentro dum templo (igreja pa­roquial, capela, santuário ou basílica)?
Realmente isso não faz uma comunidade. Eu posso en­­­trar numa sinagoga ou mes­­quita, num templo budista. Posso lá encontrar amigos, mas não faço parte dessa comunidade.


O que carateriza a minha co­munidade real, é a presença de Quem a convoca. Enquanto não sentirmos a presença real de Cristo na Palavra e no Pão, podemos a de­ter­minada hora, encon ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário