50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Região

Vieira acolheu o II Encontro Nacional de Produtores de Amoras

          
Vieira acolheu o II Encontro Nacional de Produtores de Amoras

Em 14 de Abril cerca de 60 produtores de amoras de praticamente todo o país debateram no Auditório Municipal as problemáticas da cultura daquele fruto.
Organizado pelo Instituto Nacional de Investigação agrária e veterenária (INIAV), Centro Operativo e Tecnológico de Hortofrotícula (COTHN) e Grainha Brava de Vieira do Minho,o participantes, discutiram as orientações técnicas para a produção de amora, nas diferentes regiões de Portugal, para o mercado em fresco. 
A área de pequenos frutos tem aumentado consideravelmente em Portugal. No entanto, não se tem verificado o mesmo comportamento na cultura da amora. Nos Estados Unidos da América assistiu-se, nos últimos anos, a um enorme crescimento ao nível do consumo principalmente devido à exportação da amora cultivada no México. Este ano, na Europa, verificou-se também um aumento significativo no consumo de amora em fresco. Este facto constitui uma oportunidade para a cultura da amora em Portugal. Assim, e dado o sucesso alcançado com os Encontros de Produtores de mirtilos e framboesas realizados anteriormente, considerou-se importante a realização deste encontro.
Sérgio Vilela, da Grainha Brava, o principal produtor de amoras em Vieira do Minho (1,5 ha) deu a conhecer que no ano passado o maior problema “foi o escaldão, resolvido com a tela sombra” e que a apanha do fruto é de manhã cedo até às 10 horas, com trabalhadores locais sem especilização e em média um trabalhador recolhe 2/3 quilos por hora”.


Quase todas as plantações ocorreram em 2014 e é usado o tutoramento a dois metros do solo. Segundo os agricultores de Palmela e da Póvoa de Lanhoso, que colhem cerca de 20 tonelada ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário