Autarquia

85º aniversário da freguesia de Vieira do Minho

A Junta de Freguesia de Vieira do Minho, em 12 e 13 de Maio, as­sinalou o 85º ani­ver­sário da sua fundação pelo Decreto-Lei nº 22593 de 29 de Maio de 1933 com um vasto programa que se prolongou por d

          
85º aniversário da freguesia de Vieira do Minho

O primeiro dia das comemorações começou com o has­tear da bandeira seguida da inauguração de uma galeria de retratos de todos os ex-presidentes de junta: Jo­ão Silva Vila Ver­de, Abí­lio Travessa, Do­min­gos Bar­­­reiro Silva; Je­rónimo Fra­­­de Can­deias; An­tónio Cam­pos Men­des e Alexandre Costa Marques. O seu descerra­mento na antiga Casa do Po­vo, contou com a presença de Humberto Cruzi­nha, presidente da Junta, Joa­qui­na Fi­que, presidente da As­sem­­bleia de Freguesia, An­tónio Cardoso e Neli Pereira, res­pec­tivamente, presidente da Câmara e As­sem­bleia Municipal, tendo o Co­ro da Uni­ver­si­dade Se­nior cantado o Hino Na­cio­nal e a Mar­­­cha de Vieira.
Após, um porto de honra a comitiva dirigiu-se para o salão Nobre dos Paços do Concelho onde Marques Fer­nandes “deputado mais de 20 anos no santuário da democracia”, apresentou o vasto currículo do professor An­tónio Cândido Oliveira, con­vidado especial para a Pa­lestra “História de Vieira do Minho”. O especialista em direito au­tárquico que não abordou “a história da fundação” da fre­­­­­guesia de Vi­eira do Mi­nho, mas mostrou-se crítico da reforma ad­­mi­nistrativa de 2013. “Não foi imposta pela Troika, foi uma reforma desastrada e não a aproveitaram para fa­ze­­rem limites, continuam nos tribunais a discutirem fron­­­teiras”. E pergunta: “A que título é que um concelho com seis ou oito freguesias deveria reduzir o seu nú­­­mero de freguesias?. Não te­­ve em conta que o país é diverso”.


Com várias publicações de livros e cadernos sobre direito das autarquias locais e organização administrativa, o catedrático da Universidade do Minho disse que a sul do Tejo, um mun ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado com o seu login e password!
Clique para escolher uma assinatura; ou no caso de já ter uma assinatura por favor autentique-se com o seu login e password.


Comentários

Comentar esta notícia

Nome

Email

Comentário


Verificação de palavras
Escreva os caracteres que vê abaixo
MBHQC


    

Ainda ninguém comentou esta notícia!