Autarquia

Dia da Unidade do Comando Territorial de Braga da GNR comemorado em Vieira do Minho

          
Dia da Unidade do Comando Territorial de Braga da GNR comemorado em Vieira do Minho

O Comando Terri­to­­rial de Braga da Guarda Nacional Re­­pu­bli­cana escolheu, este ano, a vila de Vi­eira do Minho para comemorar o seu XIº Dia da Unidade.


As comemorações oficiais, previstas para a Praça Dr. Guilherme de Abreu, dadas as condições me­teorológicas adversas, tiveram lugar no Pavilhão Municipal, na tarde de 24 de No­vembro, foram presididas pelo Inspector da GNR Major-General José Luís de Sousa Dias Gonçalves e contaram outras entidades militares e civis e religiosas.
Na sessão comemorativa, o comandante da GNR no distrito de Braga, Coronel Borlido Rocha, mostrou a sua preocupação com a sinistralidade nas estradas do distrito, referindo a intenção de entregar às entidades competentes um “caderno de encargos” para cor­rigir os “pontos negros” res­ponsáveis da elevada ta­xa de mortalidade rodoviária. No seu discurso, Borlido Ro­cha referiu o estado de algumas instalações e condições de serviço e atendimento verificadas em postos da GNR do distrito de Bra­ga, prometendo maior interacção entre comando da GNR, MAI e Autarquias.
Apesar da chuva, foram muitas as pessoas e associações locais que compareceram em Vieira do Minho para ver os meios operacio­nais da GNR: blindados, mo­tas, barcos, armamento, assim como sistemas te­cno­lógicos utilizados pelos militares daquela corpo­ra­ção que estiveram em exposição durante todo o dia de Domingo. O Dia da Unidade foi marcado pelas condecorações entre os quais o vieirense, José Varanda, Cabo-Mor do Posto da GNR da Póvoa de La­nho­so, Medalha Grau Ouro pelos 30 anos de serviço de militar efectivo. Foram homenageados também os militares já falecidos. As comemorações iniciaram-se na sexta-feira com um concerto musical pelo Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, e que encheu o Au­ditório Municipal de Vieira do Minho.
2019-11-27


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário