Autarquia

Monitorização do Gás Radão

          
Monitorização do Gás Radão

O Município de Vieira do Minho aderiu à Campanha Na­­­cional de Monitorização do Gás Radão que está a ser de­­­senvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente em par­­ceria com a Universidade de Coimbra.
A campanha pretende a monitorização e a concentração de radão (gás de origem natural, radioativo, existente nos granitos) no interior das habitações para elaborar um ma­pa de risco de exposição a e este gás radioactivo.


Aos voluntários que queiram aderir a esta campanha se­rá disponibilizado um detetcor de radão que ficará na ha­­bi­­tação durante um período de três meses, findo o qual é re­­colhido e analisado pela Universidade de Coimbra. Para o efeito o presidente do Município, António Cardoso, rece­beu a investigadora da Universidade de Coimbra, Li­­sa Mar­­tins, e voluntariou-se para colocar um detetor de radão na sua habitação, assim como abordou esta pro­ble­­mática na reunião mensal com os Presidentes de Junta de Freguesia.
Na EBS Vieira de Araújo foi realizada uma sessão de es­­­­­clarecimento sobre o radão e os comportamentos a ter pa­­­ra minimizar a concentração deste gás no interior das ha­­­bitações, destacando-se a importância do arejamento.
2020-02-27


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário