Autarquia

Município vieirense o primeiro do distrito com iluminação ecológica

          
Município vieirense o primeiro do distrito com iluminação ecológica

O Município de Vi­ei­­­ra do Minho tornou-se o primeiro dos 14 con­celhos do distrito de Bra­ga subs­tituir toda a re­de de iluminação pú­­blica por luminárias ecológicas.


A revelação foi feita pelo presidente da Câmara Mu­ni­cipal, António Cardoso, na freguesia de Salamonde, no decurso da sessão da As­sembleia Municipal ali rea­lizada em 28 de Fevereiro.
Uma parceria com a EDP Distribuição permitiu substituir todas as lâmpadas con­vencionais por novas lu­­mi­nárias de tecnologia Led em todo o concelho, num trabalho coordenado com a política energética e de urbanismo do Município de Vieira do Minho num investimento com benefício claro para a população.
O processo de mudança das luminárias foi financiado pelo Programa Opera­cio­nal de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito das candidaturas coordenadas pela Comunidade Intermunicipal do Cávado e traduziu-se num esforço financeiro que ultrapassou meio milhão de euros.
Esta transição energética permitiu implementar soluções inovadoras na iluminação pública, com o objetivo não só de uma maior economia, mas também, eficiência e menor impacto ambi­en­­tal. As novas luminárias permitem uma maior efici­ên­cia energética e a con­se­quente redução da fatura da iluminação pública.

Um investimento de 800 mil euros

Com a implementação do plano de eficiência ener­gé­tica durante o ano de 2019, o Município de Vieira do Minho investiu aproximadamente 800 mil euros, substituindo cerca de 7 000 antigas luminárias de vapor de sódio, pelas recentes – mais económicas e menos po­luentes – de tecnologia led.
Por altura da conclusão deste plano, iniciado na Uni­ão de Freguesias de Anis­só e Soutelo, o presi­den­te do Município de Vi­ei­ra do Minho, António Cardoso, deslocou-se com o en­genheiro Nuno Cota (fo­to) a um dos locais onde são vi­sí­veis as novas luminárias para se inteirar da conclusão das obras.
Segundo o autarca, “a con­cre­tização deste plano de eficiência energética permitiu não só reduzir o con­su­mo da fatura ener­gética municipal em mais de 50%, como também diminuir as emissões dos gases de efeito de estufa”.
António Cardoso mostrou-se muito satisfeito com o facto de o Município de Vi­eira do Minho ser, desta forma, “o primeiro município do distrito de Braga com co­bertura integral de iluminação led e, simultanea­men­te, ver resolvido um pro­blema que causava muitos constrangimentos à po­pu­lação vieirense.” Deste modo terminaram os “trans­tornos” às populações, “mantendo-se os mesmos índices de iluminação anterior”.
2020-03-19


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário