50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Reportagem

Romaria de S. Bento da Porta Aberta

          
Romaria de S. Bento da Porta Aberta

A romaria de S. Bento da Porta Aberta, que se realiza a 11 de Julho de cada ano, e que é a segunda maior, das três que têm lugar naquele santuário, foi presidida pelo arcebispo de Bra­ga, D. Jorge Ortiga, concelebrada por mais 12 sacerdotes e acolitada por dois diáconos.
Antes da procissão de en­trada solene na cripta, pela porta central, vinda da sa­cris­tia, e atravessando a ga­ra­gem privada da Irmandade, os celebrantes, já para­men­tados, assistiram, com al­guma comunicação social, ao descerramento, na sa­cristia de dois retratos a óleo de Sua Ex.a Reveren­dís­sima D. Jorge Ortiga e do Cónego Fernando Mon­tei­­ro, presidente da Comissão Administrativa da Ir­man­­dade de S. Bento da Por­­ta Aberta.
À homilia, D. Jorge reflectiu sobre a mensagem de S. Bento, um jovem incon­for­ma­do com a Igreja do seu tempo, e que apresentou co­mo modelo para os jovens de hoje. “A sua vida de en­tre­ga aos outros” foi proposta pelo prelado aos neo-sacerdotes que irá ordenar, no Sa­meiro, em 15 de Julho. De resto, toda a homilia do ar­cebispo centrou-se nos jo­vens, que convocou “a vi­ve­­­rem a sua vocação no seio da família e na so­cie­­da­de”.


“A família não consegue, ho­je, inculcar determinados va­lores nos jovens e por is­so a Igreja tem de propor no­vas alternativas para preservar a sua identidade e rea­lizar a nova ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário