Reportagem

Sessão sobre o lítio muito participada

          
Sessão sobre o lítio muito participada

Na Biblioteca Municipal de Vieira do Minho, em 12 de Julho, teve lu­gar uma ses­­são pública de escla­re­­­ci­mento sobre “A explo­ra­ção de Lítio e os seus im­­pa­ctos” na Serra da Ca­brei­ra, levada a cabo pelo PS local.
A sessão, que contou com a presença dos pres­ti­­­gia­dos académicos Prof. Ale­xandre Lima e Prof. An­tó­­nio Fiúza, e foi moderada por Isabel Estrada Car­va­­lhais, serviu para debater e es­clarecer a temática da pros­pecção e exploração do Lítio e perceber quais os impactos associa­dos a estes processos, acabando por se tor­nar num espaço de partilha en­­­tre os mode­ra­­dores e o pú­blico presente.


Aberta a todos os inte­res­­­­sa­dos, a sessão de es­cla­­recimento contou com fi­­guras ilustres e representativas do concelho viei­ren­­se.
Vânia Cruz, presidente do Partido Socialista de Vi­ei­ra do Minho, na abertura da mes­ma, referiu que “o PS lo­­cal já manifestou, pu­bli­­camente, a sua posição, sendo contra a exploração do lítio. No entanto, quere­mos saber mais e, com es­ta sessão, o Partido Socia­lista pre­­tende contribuir para o de­bate e esclarecimento do tema e da matéria em discussão”.
Para Vânia Cruz, que la­men­tou que o município “não se tenha pronunciado sobre a matéria em tem­po útil”, acrescentou que “a dis­­cussão participada dos assuntos de inte­res­se para os territórios e suas popu­la­­ções deve ser uma preocupação de quem tem responsabilidade pública e política”.
A presidente da con­ce­lhia local do PS fi­na­­li­­­zou a sua intervenção con­­cluin­do que “Vieira do Mi­­­nho é um concelho rural que pos­sui um património na­­­tural rico e que po­ten­ciar es­se património de­­ve ser a estratégia para criar emprego e riqueza e fixar as nossas populações”.
2019-07-30


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário