Reportagem

Uma tonelada de Castanhas para consumir em 3 dias

          
Uma tonelada de Castanhas para consumir em 3 dias

Um mês depois da Feira da Ladra, a Praça Guilherme de Abreu volta a ser pal­co de mais um evento do pro­gra­ma “Sentir Vieira”: “Mer­cado da Castanha”.
Os dias 15, 16 e 17 de Novembro vão ser de festa em Vieira do Minho onde não faltará a castanha assada, (uma tonelada para os 4 ma­gus­tos), os produtos locais provenientes das colheitas de outono e ainda as hortí­co­­las, frutí­colas, feijão ama­relo, abóbora, compotas, broa ca­seira, mel, en­chidos e do­ces à base da castanha.


Nos três dias não faltará ani­mação com o Grupo de Ca­vaquinhos da Universidade Sénior a abrir o certame pe­las 15 horas, seguindo-se cantares ao desafio e à noite ZéZé Fer­nandes dá música ao segundo magus­to tradicional do dia.
No Sábado, actua o Grupo de Bombos Rufeiros de Pe­na Má de Salamonde, os Ran­chos Folclóricos do Mos­teiro e Os Ceifeiros de Cantelães. À meio da tarde haverá mais um magusto e ao início da noite entra em palco a banda Lusa.
No Domingo, é a vez do Gru­po Valquírias abrir o certame, às 14h30 está previsto o concerto das Bandas Fi­larmónicas do Concelho: Vi­larchão e Vieira do Minho. O Grupo Musical Até Qu´­En­­fim pelas 17 horas ani­ma­­rá o 4º magusto e pelas 20 horas encerrará o evento Mercado da Castanha.
António Cardoso, presidente da Câmara Municipal, acompanhado do veterinário José Vieira Leite, des­ta­cou em conferência de imprensa de apresentação do evento, referiu “a pro­mo­ção dos produtos locais, a confraternização e o convívio das pessoas em época de S. Martnho”, co­mo o grande objectivo do mesmo, sublinhando o seu impacto na economia local, no­mea­damente nas 230 ca­sas de turismo existentes no con­ce­lho.
As chegas de bois voltam a constar do cartaz no Sá­ba­do e Domingo e terão lugar no Parque dos Moinhos.
Inserido no Mercado da Castanha, realiza-se em 16 de No­vem­bro, as VIII Jorna­das Micológicas com os par­ticipantes a percorrer a serra da Cabreira.
2019-11-13


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário