Reportagem

JORNAL DE VIEIRA REVISITADO

Eventos mais significativos que marcaram o ano 2019

          
JORNAL DE VIEIRA REVISITADO

Terminou mais um ano solar, o período de tempo decorrido no Planeta Terra, concluído com mais um movimento de translação em volta do Sol.
Na esteira da melhor tradição jorna­lística, JV na primeira edição de 2020, revisi­ta o ano que passou à história para fazer o retrato político, cultural, social, económico e religioso do que de mais importante acon­te­ceu, sobretudo no concelho
de Vieira do Minho.


Eventos culturais e sociais

2019 não foi, entre nós, um ano de grandes novidades em criações artísticas e manifestações culturais en­ri­quecedoras do concelho. Mesmo assim, Jornal de Vi­eira fez manchete de capa e reportagem de mais de du­as páginas do evento do 94º Aniversário da Santa Casa de Misericórdia de Vieira do Minho, que contou com a presença do arce­bispo de Braga, D. Jorge Or­tiga e no qual se prestou ho­me­na­gem ao seu Provedor, Dr. Al­fre­do Ramalho e Presidente da Assembleia Geral de Irmãos, Dr. Óscar Fer­rei­ra Go­mes, que serviram a Ins­ti­tuição durante décadas, enquanto que o seu no­vo pro­vedor, Dr. Luís Carneiro anunciou obras de remodelação e ampliação do Jardim de Infância e Creche.
No Dia do Município, Vi­ei­ra do Minho prestou con­di­gna homenagem ao arci­pres­tado atribuindo-lhe, em sessão solene comemo­ra­tiva dos 505 anos do Fo­ral, dado por D. Manuel à Ve­­lha Vernária, a Medalha de Honra Grau Ouro do Con­­celho. Na mesma sessão foi entregue um diploma aos oito párocos do arci­pres­­tado e também ao Padre Albino Carneiro, ilustre vieirense, e actual arci­pres­te de Póvoa de Lanhoso.
As comemorações de Abril nos 45 anos da “revo­lu­­ção dos cravos” foi assina­la­da com a atribuição da Me­­dalha de Honra do Mu­ni­­cípio e do nome de uma rua ao “ilustre médico insigne” Dr. Alfredo Inácio de Abreu Ramalho.
O CAVA, Clube Amigos de Vieira, quiçá a única as­so­ciação com programa cultural e recreativo, encheu mais uma vez o Auditório Mu­­­nicipal para ouvir o sele­cionador Nacional Fer­nan­do Santos falar sobre “Os jovens, a fé e a vida”.
A 7.ª Gala Desportiva da Rádio Alto Ave e o Acampamento de Núcleo de Vieira do Minho na Ilha do Ermal e o desfile de Carnaval em Pa­rada de Bouro, apesar da chuva, foram eventos com destaque em JV, tal como a “Li­ção do Mestre Adelino Ân­­­gelo na EBS Vieira de Araújo.

Eventos políticos

Na política local, tirando a auto-demissão dos membros da União de Freguesias de Caniçada e Soengas, que vai a eleições no próximo dia 12, a acalmia é a nota do­minante que perdura nos man­datos da autarquia ge­ri­da PSD/CDS-PP. Apenas alguma contestação pontual do PS pelo atraso das obras de requalificação da Es­­cola Básica e Secundária e sobre a gestão da APOSC-Associação para o Ordena­men­to da Serra da Cabreira, entre outras, registamos.
Mereceu relevo jornalís­ti­co a Conferência do Partido So­­cialista para “Pensar e pro­jetar o futuro de Vieira do Minho” que contou co­mo “palestrantes” Armando Fer­­reira, Marques Fernan­des, Gil Rocha e Caldeira Ca­­­bral, ex-ministro do Governo PS.
A Assembleia Municipal chumbou as transferências de competências do Governo para a Autarquia; as eleições Europeias e Legisla­ti­vas tiveram o PS como o grande vencedor, embora o PSD tenha conquistado 42% dos votos no concelho de Vieira do Minho. Também a Autarquia vieirense se afirmou, em contra-cor­ren­­te, com o Governo de An­­­tónio Costa, reprovando toda a prospeção de lítio na Ser­ra da Cabreira.

Eventos Económicos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários adquiriu uma nova via­tu­ra para festejar o 79º ani­ver­sário. Atribuiu o nome da “Parada do Quartel” a Mi­­guel Macedo, pelo seu em­penhamento, enquanto Mi­­nistro, na construção deste quartel.
Na festa de Santa Luzia foi inaugurado o Centro Pas­­­toral dos Anjos que inclui uma sala mortuária po­li­valente no interior da anti­ga residência paroquial com a presença do arcebispo D. Jorge Ortiga, o presidente da Câmara, António Cardoso e a Filarmónica centenária de Vilar Chão.
A escola Básica e Secundária, fechada em protesto pa­ra exigir obras que se arrastam há meia dúzia de anos, foi, finalmente entregue ao empreiteiro para remodelação e re­qualificação. Também a antiga Casa do Povo foi re­qua­­lificada e serve agora de Se­­de de Junta de Fre­guesia e de Escola de Mú­sica da Aca­­demia do Pó­lo de Gui­ma­rães em Vi­ei­ra do Mi­nho.
Obras que envolveram mi­­lhões de euros em inves­ti­­mento foram ainda as re­qua­lificações do espaço da Feira do Mercado Semanal e do Largo Professor Brás da Mota, a primeira ain­da não inaugurada e a se­gunda ain­da não concluída. Também a plantação de árvores na Cabreira, a feira Agro Vi­ei­ra e a aprovação do parque eólico do Alto da Va­ca em Espindo foram eventos re­levados em JV.

Eventos religiosos

Acontecimentos de âmbito religioso, a nível local, na­cio­nal e internacional, foram entre muitos outros: o ani­versário natalício de D. Jor­­ge Ortiga e a sua presença em Vieira do Minho para crismar 59 jovens a quem ape­lou para se integrarem nas suas paróquias, e par­ti­ci­pação em vários encontros com o clero do arci­pres­­tado; a Peregrinação Ar­­ci­pres­tal à Senhora da Fé; a canonização de um no­­vo san­to português São Frei Bar­tolomeu dos Márti­res, ce­lebrada na Sé de Bra­ga; a Or­denação Pres­biteral e Mis­sa Nova do sacerdote vi­­eirense de Gui­lho­frei, P.e Fernando Carneiro; a nomeação de um novo cardeal português, D. Tolentino Men­donça, arcebispo ma­dei­rense responsável pelo Arquivo Secreto do Vati­ca­no e bibliotecário da Biblio­teca Apostólica Vati­ca­nista; a visita do clero do arci­pres­tado a Évora onde rezou Vés­­peras com o Arcebispo D. Francisco Senra, 32 se­mi­na­ristas e os quatro mon­ges na Cartuxa; a presença de jovens portugueses nas JMJ/2019 ocorridas no Panamá de 22 a 27 de Janeiro: o falecimento do Pe. Armando Vaz, “O padre, major e homem dos se­te ofícios”, em 30 de Dezembro de 2019; a visita do Papa aos Emirados Árabes e assinatura de “declaração histórica” com o Imã Ah­mad Al-Tay­­yeb, que condena o “terrorismo e a intolerância religiosa”.
2019-12-27


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário