Reportagem

Vieira do Minho espera milhares de forasteiros na Feira do Fumeiro

          
Vieira do Minho espera milhares de forasteiros na Feira do Fumeiro

A 14ª edição da Feira do Fumeiro, que se rea­liza de 14 a 16 de Fe­ve­reiro em Vieira do Mi­nho, espera receber milhares de visitantes e fazer a tran­sação de aproximadamente 30 toneladas de fumeiro, num volume de negócios na ordem dos 300 mil euros. Estas foram as expectativas do pre­si­­dente da Câmara, An­­tónio Car­doso, re­fe­­ri­das na conferência de imprensa da apresentação do certame que es­tá inserido no projecto “Sentir Viei­ra”.


O edil vieirense que estava acompanhado pelo vete­ri­­nário José Vieira Leite tam­­bém anunciou a abertura ao público da requali­fi­­ca­­­da Praça Prof. Brás da Mo­ta e da apresentação da Confraria Sabores de Vieira que promoverá, essencialmente, o prato típico de Vi­ei­ra “couves com feijão ama­relo”.
Este ano a Feira do Fu­mei­ro vai contar com 14 pro­­dutores de Vieira do Mi­nho e outros tantos de Cabeceiras de Basto, Terras de Bouro e Montalegre e, segundo José Vieira Leite, tem uma classificação de “excelência”.
“A excelência dos produtos é o que distingue este evento dos restantes fu­mei­ros e que está no tempero e na arte artesanal, a começar pelo vinho, e nos condimentos que os nossos produtores utilizam na conservação do produto”, explicou Vieira Leite.
Ao longo do ano, todos os produtores foram visitados pe­lo veterinário municipal “que fez duas reuniões em suas casas, para que os pre­suntos não se “multipliquem” na feira”, referiu o Dr. Viei­ra Leite.
“No ano passado a ASAE veio fiscalizar os nossos produtos e os resultados foram positivos”, disse.
Para além dos 28 produ­to­res de fumeiro a Feira con­­tará com cerca de três de­zenas de produtores locais, de cobre, bordados, quei­­jos, vinhos, mel, hortí­co­las que esperam escoar nos três dias. A animação musical não vai faltar com grupos de bom­bos, concer­tinas, can­ta­­dores ao desafio, e concertos com músicos con­sagrados, com destaque para o espectáculo dos DJs de música dos anos oitenta e noventa no sábado à noite e do cantor Ema­nuel, mar­cado para domingo, dia 16 de Fevereiro, a par­tir das 17 horas, em frente aos Paços do Concelho. No sábado a RTP1 trans­­mitirá de Vieira do Mi­nho das 11 às 20 horas o programa “Aqui Portugal”. Também as tradicionais chegas de bois voltam a rea­li­zar-se no Parque dos Moinhos onde “28 belos touros de raça bar­rosã constituem uma verdadeira atração tu­rís­tica num concelho que vê esta tradição como uma mais valia a preservar”.
Estes são motivos sufi­ci­en­tes para visitar um dos maio­­res eventos gastronó­micos da região e desfrutar das mais de duzentas casas de turismo de habitação exis­tentes no concelho de Vi­­ei­ra do Minho.
2020-02-13


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário