50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Diversos

Cartas ao director

Carlos leitores,
O que acontece nos cuidados primários de saúde, não é característico apenas nos centros de saúde urbanos das nossas capitais de distrito.
Permitam-me que eu partilhe convosco o que se passa na Unidade Local de Saúde (ULS) de Vieira do Minho.
Ler mais


Empresas vieirenses PME Excelência 2024

A serralharia Vieirense, José Vieira Gonçalves,Lda, com sede em Travessa Entre as Devesas, em Vieira do Minho e a carpintaria Manuel José Pereira e Filhos, Lda, em Parada de Bouro, foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2024.
Ler mais


CIM do Ave com maior taxa de execução no NORTE 2030

A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave) é a Entidade Intermunicipal com a mais elevada taxa de execução do Programa NORTE 2030, registando 16,02%, um desempenho que corresponde a 24 milhões de euros e que a coloca na liderança regional inequívoca neste indicador e muito acima da média das restantesentidades intermunicipais do país, segundo dados oficiais divulgados pelo Norte 2030.
Ler mais


Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo

Quem vai agora controlá-la?

O ataque à Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro têm escondido um objetivo estratégico dos Estados Unidos: a maior reserva de petróleo do mundo – e também a menos aproveitada.
Ler mais


Carlos Branco encerra mandato na Direcção dos Bombeiros de Vieira do Minho

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBVVM) de Vieira do Minho aprovou, por unanimidade, em 27 de Dezembro p.p, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, que por imperativos legais ocorre até ao último dia do ano.
A apresentação do último plano da atual Direção, liderada por Carlos Branco, que ao longo de dois mandatos (12 de Julho de 2020 e 10 de Janeiro de 2026), “apesar dos constrangimentos financeiros e da insuficiente atuali­zação dos protocolos estatais” foi possível encerrar o mandato com resultados “considerados muito positivos”.
Ler mais


Armando Ferreira novo presidente dos Bombeiros de Vieira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho elegeu, em 13 de Dezembro, lista única, para o triénio 2026/28 os novos dirigentes, com Armando Castro Ferreira a presidir à direção, e Elsa Ribeiro e Paulo Dias a liderar a assembleia geral e o conselho fiscal, respectivamente…
Ler mais


João Rocha absolvido Ministério Público arquiva processo contra o presidente da Junta de Caniçada e Soengas

O Presidente da Junta da União de Freguesias de Caniçada e Soengas, João Rocha, foi ab­solvido de todas as acusações que lhe eram imputadas num processo com origem em 2018, tendo o Ministério Público determinado o arquivamento do inquérito por inexistência de indícios de crime.
Segundo despacho do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Braga, o processo foi arquivado ao abrigo do artigo 277.º, n.º 2 do Código de Processo Penal, por carência total de indícios suficientes da prática de qualquer ilícito criminal, decisão que encerra de­finitivamente um caso que marcou a vida política local.
Ler mais


Escolas visitam pista de gelo

No âmbito da programação natalícia “A Magia do Natal”, as escolas do concelho de Vieira do Minho visitaram a tenda gigante onde a Câmara Municipal instalou uma pequena pista de gelo. A visita proporcionou aos alunos um momento diferente de convívio, alegria e diversão. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Filipe de Oliveira e da vereadora da Educação, Sofia Rocha, reforçando a proximidade do executivo com a comunidade escolar.
Ler mais


Comissão de Proteção ao Idoso

Em 12 de Dezembro, a Comissão de Proteção ao Idoso (CPI) viveu um momento especial com a realização do seu Jantar de Natal, reunindo colaboradores e parceiros num ambiente de convívio e partilha.
Ler mais


“Na esquina do tempo…”

O céu cerúleo, limpo, brando...
O vento manso, quase ausente,
O sol, tímido e morno, afagando
Os corpos das árvores que, numa vergonha aparente,
Se desnudam dos últimos farrapos
Que, melancolicamente, vão tombando;
É o Outono que, esquálido, quase nu e indigente,
Adormece sob uma manta de trapos
Numa cama de húmus onde se deita.
Ler mais