Política

Marcelo decide todos em casa até à Páscoa

Perante as indecisões, contradições, confusões e atrasos do Governo, Marcelo Rebelo de Sousa deu um passo à frente de António Costa e avisou que decidir não é “estar preocupado em seguir opiniões a cada instante”, mas “basear-se na opinião de quem decide” e “fugir de mensagens confusas”. E lançou um repto ao Governo: manter o confina­mento até à Páscoa.
Ler mais


Bruxelas recusa-se a deixar cair caso do procurador europeu José Guerra

A Ministra da Justiça, Van Dunem vai ser ouvida no Parla­mento Eu­ro­peu no próximo dia 4 de Fevereiro. Os euro-de­putados querem novas explicações e contam com apoio da Pro­ve­doria.
Ler mais


Sete ministros com teste positivo à covid-19

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esteve em confinamento domiciliário, após teste positivo para o novo coronavírus “no âmbito da preparação de uma via­gem a Bruxelas, para presidir ao Conselho de Agricultura e Pescas”, anunciou o Governo. É o 6º ministro com Covid 19 à data em que registamos a notícia.
Ler mais


Executivo Municipal recusa proposta de PS de reduzir factura de eletricidade

As vereadoras do Partido Socialista solicitaram, em reunião de Câmara, a in­clu­são de uma proposta, que vi­sava ajudar as famílias vi­ei­renses, através du­ma com­­participação da au­tar­quia na fatura da ele­tri­ci­da­de, mas que foi rejeitada pe­la maioria absoluta PSD daquele executivo.
Ler mais


Eduarda Lopes eleita secretária da JS

No passado dia 13 de Dezembro, a vi­ei­ren­se Eduarda Lopes foi eleita como membro efetivo do Secretariado Nacional da Juventude Socialista.
Ler mais


Orçamento do Estado

Do aumento do salário à descida do preço na electricidade. O que muda em 2021?

As rendas e as portagens, duas situações em que a actualização dos preços é ditada pela inflação, vão manter-se inalteradas. Já a electricidade ficará mais barata pelo menos pa­ra quem continua no merca­do re­gulado.
O novo ano tra­rá, porém, aumentos no preço de venda do tabaco e nas viagens do Alfa Pen­dular, mas não nos restantes serviços da CP, cujos preços se mantêm face a 2020.
Ler mais


As prioridades de António Costa para a presidência portuguesa da UE

A recuperação económica e o pilar social da União Eu­ropeia (UE) são duas das prioridades de Costa para a pre­sidência portuguesa da União Europeia, que come­çou em 1 de Janeiro em Lisboa e se prolonga por um pe­­­­­­­ríodo de seis meses.
António Costa, Primeiro-Ministro, e o presidente do Con­­­­selho Europeu, Charles Michel, prometeram trabalhar juntos para uma recuperação económica justa, verde e digital da UE.
Ler mais


Eleições Presidenciais

Votação antecipada
Idosos podem votar “desde os lares onde residem”

Em 24 de Janeiro, em período de confinamento profilático, os portugueses são convocados para a eleição do Presidente da República.
Pela primeira vez, em Portugal, mais de dez milhões de eleitores podem votar para as presidenciais.
Um total de 10.865.010 portugueses vai poder votar nas elei­ções presidenciais, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).
Ler mais


Autárquicas em Vieira já mexem

PS anuncia candidatos: Filipe de Oliveira e Hernâni Gouveia

O Partido Socialista já tem candidatos às eleições autárquicas que terão lugar no ano 2021.
Filipe de Oliveira e Her­nâ­ni Gouveia são os nomes propostos para presidentes de Câmara e de Assem­bleia Municipal.
Segundo refere a nota che­gada à redacção de JV, os seus nomes, aprovados em reunião da Comissão Po­­lítica Concelhia, “são os que mais consenso reúnem depois de ouvidos muitos Vi­eirenses ligados ao PS e à sociedade civil”.
Ler mais