50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Política

Pedro Pires apresentado como “futuro de confiança” do Partido Socialista

Pedro Pires apresentou em de 16 de Setembro, a sua candidatura à presidência da Comissão Política da Concelhia do Partido Socialista de Vieira do Minho como “futuro de confiança”, perante uma sala repleta de militantes, simpatizantes, familiares e amigos.
O candidato eleito ressalvou querer “servir os vi­ei­­renses”, afirmando que o grande objetivo desta candidatura é a conquista da Câmara Municipal nas autárquicas de 2025.
Ler mais


Medidas do Governo de “apoio às famílias”

Governo de António Costa apresentou, a 05 de Setembro, um conjunto de medidas para apoiar o rendimento das famílias, face à subida da inflação e dos preços da energia, que não páram de subir desde 22 de Março:
• Pagamento extraordinário no valor de 125 euros a cada cidadão não pensionista e com rendimento até 2700 euros mensais;
• Pagamento extraordinário de 50 euros por cada descendente — criança ou jovem até aos 24 anos — que uma família tenha a seu cargo, independentemente dos seus rendimentos;
Ler mais


PS contra “transferências” para APOSC

Em comunicado enviado à redacção de JV o Partido Socialista dá conta das razões do voto contra de “mais uma transferência bancária” proposta na reunião de Câmara, de 20 de Julho.
Ler mais


Município responde às transferências para APOSC

O Município de Vieira do Minho, também em nota enviada à comunicação social, recorda que a APOSC foi criada pelo Executivo do Partido Socialista em 2003 e “sempre teve apoio do Município” e acusa os socialistas de serem contra “o interesse público municipal de valorização e defesa de todo o património florestal; contra a criação de novos postos de trabalho; contra o trabalho realizado pelas quatro equipas de Sapadores Florestais, quando os seus dirigentes sabem que o Estado apenas comparticipa em 40% o seu funcionamento”.
Ler mais


PSD lamenta a exclusão das escolas da Póvoa de Lanhoso do apoio financeiro do Governo

O PSD da Póvoa de Lanhoso, “mostra-se surpreso e lamenta” que nenhuma das escolas do concelho constem na lista das escolas a serem requalificadas com apoio financeiro, no âmbito do acordo entre a Associação Nacional de Municípios (ANMP) e o Governo.
O executivo, que em sede da Assembleia Municipal aprovou a contração de um empréstimo de 700 mil euros para obras necessárias e imprescindíveis, nas escolas do concelho da Póvoa de Lanhoso, lamenta a sua exclusão da lista proposta pelo Governo de António Costa.
Ler mais


BE questiona Governo sobre falta de cirurgia pediátrica no hospital de Braga

Desde o dia 1 de Julho que o serviço de cirurgia pediátrica do Hospital de Braga passou a estar encerrado no horário noturno. Na génese desta situação encontra-se a indisponibilidade do Serviço de Cirurgia Geral para assegurar o atendimento de utentes pediátricos neste horário, tal como sempre aconteceu até hoje. O Bloco de Esquerda reconhece o compromisso de todos os trabalhadores do SNS com o serviço público e apela a que sejam construídas as pontes que permitam levar à resolução desta situação.
Ler mais


Luís Montenegro venceu as eleições diretas e tornou-se o 19.º presidente do PSD

Luís Montenegro venceu as eleições diretas e tornou-se o 19.º presidente do PSD, na disputa do cargo com Jorge Moreira da Silva, na noite de 28 de Maio. Uma vitória superior a 72% nunca alcançada, em termos eleitorais, com dois ou mais concorrentes, den­tro do partido.
Ler mais


PS de Vieira do Minho comemorou Abril homenageando militantes

O PS de Vieira do Minho celebrou o 25 de Abril, homenageando (a título póstumo) na véspera deste dia, alguns militantes do Partido falecidos nos últimos anos.
Ler mais


XXIII Governo Constitucional o 3º consecutivo PS

O novo elenco governa­tivo do XXIII Governo Cons­ti­tucional, constituído por 17 ministros e 38 se­cretários, tomou posse em 30 de Março. Tem muitos rostos (10) já conhecidos como o de Marta Temido, e apenas (7) caras novas, como a ministra da Defesa e a grande surpresa do ministro da Cultura.
Ler mais


Partido Socialista contesta obra e concurso

Ao longo dos últimos anos, o PS de Vieira do Minho tem vindo a denunciar os atrasos verificados nas “obras de am­plia­ção e requalificação” dos edi­­fícios escolares do ensino Preparatório e Secundário.
Ler mais