Política

Governo decreta pela quarta vez “estado de emergência”

Presidente da República, Parlamento e Governo de Antó­nio Costa declaram estado de emer­gên­cia com recolher obri­­gatório.
São muitas medidas, como o recolher no­ctur­no, a exigência de testes, as restrições ao co­mér­cio, (juntamente com mui­­­tas excepções), que poderão ser prolongadas até à Primavera.
Ler mais


BE questiona Governo sobre descarga poluente em Vieira do Minho

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda teve conhecimento de uma descarga poluente na ribeira de Tabuaças no passado dia 8 de Outubro e por isso questionou o Governo. Oito dias depois, aquele força política entregou um documento na Assembleia da República localizando a descarga entre a Central de Camionagem de Vieira do Minho e a Escola Bá­sica Domingos de Abreu, e dizem que “é necessário a identificação e eliminação dos focos poluidores, a punição dos prevaricadores e a limpeza e restituição das con­­dições naturais da ribeira de forma a proteger a bio­di­versidade”. Os deputados do BE destacam a existência de um parque de lazer e de um parque de campismo junto à ribeira exigindo “a mo­nitorização da qualidade da água para assegurar que não há perigos para a saúde pública”.
Ler mais


Durão Barroso diz que a Europa atingiu politicamente a “idade adulta”

O antigo presidente da Comissão Europeia Durão Bar­ro­so elogiou a resposta da União Europeia à crise causada pela pandemia de Covid-19 e considerou que o facto con­firma uma “Europa mais política”.
Ler mais


COVID 19 - “Situação muito grave Se for preciso, repensa-se o Natal em família” - diz Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa deixou um alerta aos portugueses, numa visita ao Hospital de Braga realizada no passado dia nove. “Temos de ter todos a consciência de que é uma situação muito grave. Se for preciso repensar o Natal, repensa-se”.
Ler mais


Novo apoio social: propinas, creches e até uma raspadinha no OE 2021

O novo apoio social previsto na versão preliminar do Orçamento de Estado para 2021, contempla domésticos e trabalhadores independentes, creches gratuitas para todos os filhos do 2.º escalão e redução da propina mínima no Ensino Superior, aumento extra de pensões, subsídio de risco para profissionais de saúde e até uma “raspadinha” com o nome de Lotaria do Património.
Ler mais


Congresso distrital de Braga do PS reelege Joaquim Barreto e Luís Soares

Joaquim Barreto e Luís Soa­res foram os vencedores do Congresso da Federação de Braga do PS que se realizou em Celorico de Basto a 12 de Setembro.
Ler mais


Presidente da República envia “palavra de gratidão” à Fundação AIS

O Presidente da República enviou um vídeo mensagem à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), por ocasião dos 25 anos da sua presença em Portugal, saudando o tra­balho em favor da liberdade religiosa e da demo­cra­cia.
Ler mais


Governo prepara segunda vaga do Covid 19 a partir de 15 de Setembro

Todo o país entra em “estado de contingência”

Os mais de 140 mil casos de contaminação da pandemia nos dois últimos meses puseram o país vizinho de aler­ta perante a chegada da segunda onda do Covid-19 que já se antevê com o regresso às aulas em Setembro.
Ler mais


Marcelo deixa avisos sobre fundos da UE

“Oportunidade não pode ser perdida”

O Presidente da República defendeu em 21 de Julho que as prioridades para a aplicação dos fundos europeus apro­va­dos no Conselho Europeu devem ser alvo de um debate na sociedade, uma vez que “o dinheiro é de todos” os portugueses.
Ler mais


Centeno novo Governador do Banco de Portugal

No salão nobre do Ministério das Finanças, Mário Cen­teno tomou posse a 20 de Julho do cargo de governador do Banco de Portugal. Prometeu independência e “uma ges­­tão de portas abertas”, como aprendeu na universidade de Harvard. “A independência não se questiona nem se im­põe. Não cabe ao Banco de Portugal, e muito menos ao Governador, ter estados de alma sobre a natureza da sua independência”, disse o ex-ministro das Finanças.
Ler mais