Política

PS contesta serviço de fiscalização da autarquia

O Partido Socialista de Vi­eira do Minho em nota enviada à comunicação social manifesta “a sua absoluta admiração e total estranheza” pelo facto da Câmara Mu­nicipal ter “con­tra­tado um serviço de fiscalização pa­ra a em­preitada de requa­li­ficação da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, no valor 59.888,00€”.
Ler mais


PS “mal informado, confunde os vieirenses”

Em resposta ao comuni­ca­do do PS, o Executivo Mu­nicipal de Vieira do Mi­nho, liderado por António Cardoso refere que “o Parti­do Socialista de Vieira anda mal informado e pretende confundir os vieirenses” com os seus comunicados.
Ler mais




Cristiano Pinheiro eleito presidente da C. P. D. da JSD de Braga

No dia 22 de Novembro, Cristiano Pinheiro foi eleito presidente da Comissão Po­lítica Distrital da JSD de Braga para o biénio 2019-2021.
A eleição decorreu num hotel da cidade de Bra­ga, tendo o membro da conce­lhia de Vi­eira do Minho e deputado da Assembleia Municipal recebido 97 votos a favor, 5 em branco e 3 nulos num universo de 105 votantes de to­do o distrito.
Ler mais


Governo português nega solidariedade a desempregados belgas

O Governo português contribuiu para que, pela primeira vez, tenha sido chumbada a mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para apoio a trabalhadores de­sempregados na União Europeia.
Ao abster-se na votação no Conselho da UE, o Governo li­derado por António Costa ajudou ao chumbo de um programa de apoio e requalificação de mais de 1.000 trabalhadores dispensados da empresa Carrefour na Bélgica – sendo a esmagadora maioria deles com mais de 55 anos de idade. “É um precedente grave, pouco solidário para com a Bélgica e para com os trabalhadores europeus”, lamenta o euro-deputado José Manuel Fernandes, que foi relator do Parlamento Europeu para este programa de apoio, aprovado por larga maioria em sede de comissão parlamentar.
Ler mais


Posse do XXII Governo Constitucional

O maior de sempre: 20 Ministros e 50 Secretários

O XXII Governo Constitucional, formado por 20 ministros e 50 secretários de estado tomou posse, no Palácio da Ajuda, na manhã de 26 de Outubro, tendo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa deixado um avi­­so ao Primeiro- Ministro, António Costa: “Sabe que não é fácil a tarefa que o espera”.
O discurso do Presidente da República começou com um balanço positivo do último Governo, mas não esqueceu outros fatores que facilitaram a tarefa do Executivo: “a conjuntura externa” e o “trabalho de anteriores Executi­vos”.
Ler mais


País de luto pela morte de Freitas do Amaral

O Governo decretou o 5 de Outubro/2019, dia de Luto Nacional por Diogo Freitas do Ama­ral, que faleceu no Hospital da CUF em 3 de Ou­tu­bro, com 78 anos, vítima de doença prolongada e onde se encontrava internado desde 16 de Setembro.

Ler mais


PS vence eleições e fica a 10 deputados da maioria

Os portugueses votaram e o PS ganhou as eleições legislativas. Mas não conquistou a maioria tão desejada. Com 36,65% dos votos, numas eleições em que a abstenção atingiu os 45,50%, quando há quatro anos foi de 44,1%, e em que o Parlamento receberá deputados de três novos partidos: Iniciativa Liberal, Livre e Chega, a direita sai derrotada e a extrema-direita entra no Parlamento.

Ler mais


Proposta política do PSD

Após a apresentação de várias medidas avulsas, o PSD apresentou a 6 de Setembo, no Porto, a sua proposta política para as legislativas de 6 de outubro.
Rui Rio, presidente do PSD, reafirmou que as prioridades passam por reduzir a carga fiscal, melhorar os serviços de saú­de, reforçar as exportações e voltar a estudar uma ligação nacional em alta velocidade.
Ler mais